Centro de Ciências do Ambiente lança primeira edição da ‘Revista Sustentabilidade’

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom Ufam

A 'Revista Sustentabilidade' será publicada em 4 línguas.A 'Revista Sustentabilidade' será publicada em 4 línguas.O Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (CCA/Ufam) lançou, na última sexta-feira, 12 de abril, a primeira edição da ‘Revista Sustentabilidade’, que reunirá artigos da comunidade acadêmica da Ufam e de demais pesquisadores brasileiros com o objetivo de buscar saídas e soluções para a construção de uma sociedade sustentável. Fizeram parte da solenidade o diretor do CCA e editor chefe da revista, professor Eron Bezerra, o pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Waltair Machado, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA), professora Maria Olívia Simão, a editora executiva da revista Alíria Noronha, e o representante discente do PPGCASA, Antônio Ferreira do Norte Filho.

Editada pela Editora da Ufam (Edua), sob a direção do professor Sérgio Freire, a Revista Sustentabilidade terá publicação trimestral e com tradução simultânea em português, inglês, espanhol e em uma língua nativa, diferente em cada edição, sendo baniwa a escolhida para a primeira publicação. “Quando criamos a revista em quatro idiomas, não foi por acaso, foi porque nós queremos que os artigos dos professores, alunos e outros pesquisadores sejam os mais lidos possíveis, e a melhor maneira de fazer isso é facilitar o acesso por meio da língua”, disse o professor Eron Bezerra. “A Amazônia é a região mais complexa do planeta, mas o CCA ainda não possuía um instrumento para divulgar esse nosso vasto conhecimento científico. Nesta tarde do dia 12 de abril é este o presente que a Ufam dá à comunidade acadêmica da Amazônia, do Brasil e do mundo. Gostaria de parabenizar cada um dos colegas que contribuíram para que a revista deixasse de ser uma ideia e virasse uma realidade”, completou.

De acordo com a editora executiva da revista, Alíria Noronha, a primeira edição da ‘Revista Sustentabilidade’ conta com 10 trabalhos científicos, dos quais 9 artigos e um ensaio. “Essa edição cobre uma diversidade de temas, que vão desde discussões teóricas sobre sustentabilidade, passando por casos como a percepção dos turistas durante a Copa do Mundo em Manaus e a questão da segurança ambiental em nível global, até o olhar de um jovem indígena sobre a história de seu povo, os problemas advindos do contato e os desafios a serem superados por indígenas e não indígenas em as em busca da sustentabilidade”, conta Noronha ao apresentar os artigos da publicação.

Segundo o pró-reitor de Inovação Tecnológica, Waltair Machado, aquele foi um momento de comemoração, pois ainda faltam instrumentos de viabilização de publicação das contribuições dos pesquisadores do Amazonas. “Esse esforço vem em um excelente momento. Por falta de um instrumento adequado, muitas vezes nós não temos o alcance que merecíamos pela qualidade do trabalho realizado. Parabenizo pela coragem e determinação de todos e vamos fazer o que for possível ao nosso alcance para que a revista atinja os objetivos e a maturidade que esperamos. Parabéns a todos”, expressou o professor.

A versão online da revista estará disponível em breve, de forma gratuita, em site próprio da publicação. Regras para a submissão de artigos podem ser encontradas em www.periodicos.ufam.edu.br/sustentabilidade

Telefone para contato: (912) 3647-4069