Reitor da Ufam é agraciado com o Troféu 'Amantes da Amazônia' concedido pela Alcear
O professor Sylvio Mário Puga Ferreira, reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi reconhecido por sua trajetória na gestão e na pesquisa acadêmica ao receber o Troféu ‘Amantes da Amazônia’. A premiação é promovida pela Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear) e está em sua terceira edição. Este ano, a solenidade ocorreu na última sexta-feira, 5, no Colégio Martha Falcão.
O presidente da Academia, Júlio Antônio Lopes, deu as boas-vindas aos agraciados, seus familiares e amigos para, em seguida, destacar a contribuição dos eleitos para a Amazônia, cada qual atuando conforme a sua expertise. “Antes de ser amazônidas, meus queridos homenageados, vocês são amazonenses. E como diz o nosso Hino, ‘Amazonas de bravos que sonham’! Além de sonhadores, reza o hino que o amazonense é um lutador. Vejam a beleza dos versos de Jorge Tuffic : ‘Aos que lutam mais vida e riqueza’ [...]”.
Ao falar do professor Sylvio Puga, o orador assim definiu: “Um amante da Amazônia, não só porque é mestre, doutor e pós-doutor em Economia, além de pesquisador acadêmico de destaque. Nosso estado precisa de homens que pensam, planejam e apresentam soluções para nossas políticas públicas. O seu trabalho no Conselho Regional de Economia possibilitou a aproximação entre do órgão à Academia, à universidade. E sua administração, tanto no Conselho como na Universidade, é tida como democrática, transparente e eficaz”, dizia o texto escrito para congratular cada um dos escolhidos.
Personalidades
Além do professor Sylvio Puga, a comenda foi entregue a outras personalidades do Amazonas, com destaque em suas respectivas áreas de atuação: Baby Rizzato, Chico da Silva, Arnaldo Santos, Gaitano Antonaccio e José Roberto Tadros. “Eles vêm se juntar ao elenco de grandes nomes que influenciaram positivamente os destinos de nosso Estado e de nossa Região e que servem, mesmo, pelo trabalho - pelo talento e pelo amor que colocam em tudo aquilo que fazem - de exemplo para as nossas gerações”, explica o texto de apresentação do evento.
Professor Sylvio Puga
Tem 47 anos, é amazonense de Manaus, casado com a advogada Inácia Caldas, é pai de duas filhas. Sylvia e Gabriela [...] Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1992), é mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1994), doutor em Economia pela (2005) e pós-doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2010).
É professor Associado III da Ufam, lotado no Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais (DEA/FES) há 20 anos. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica, Economia Regional e Planejamento Econômico, atuando nos temas Polo Industrial de Manaus (PIM), Pan-Amazônia e Desenvolvimento Regional e Economia Internacional, com foco na relação Brasil-China.
É autor do livro ‘Federalismo, Economia Exportadora e Representação Política: o Amazonas na República Velha’ (2007) e revisor do periódico ‘Economia e Sociedade’, da Unicamp. Coordenou a especialização em Desenvolvimento Regional da Ufam, entre 2006 e 2008, além de ter sido membro titular do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) durante o mesmo período. Ainda em 2008, presidiu o Conselho Regional de Economia (Corecon AM/RR).