Reitor da Ufam é agraciado com o Troféu 'Amantes da Amazônia' concedido pela Alcear

Personalidades de destaque no cenário local foram homenageadasPersonalidades de destaque no cenário local foram homenageadasO professor Sylvio Mário Puga Ferreira, reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi reconhecido por sua trajetória na gestão e na pesquisa acadêmica ao receber o Troféu ‘Amantes da Amazônia’. A premiação é promovida pela Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear) e está em sua terceira edição. Este ano, a solenidade ocorreu na última sexta-feira, 5, no Colégio Martha Falcão.

O presidente da Academia, Júlio Antônio Lopes, deu as boas-vindas aos agraciados, seus familiares e amigos para, em seguida, destacar a contribuição dos eleitos para a Amazônia, cada qual atuando conforme a sua expertise. “Antes de ser amazônidas, meus queridos homenageados, vocês são amazonenses. E como diz o nosso Hino, ‘Amazonas de bravos que sonham’! Além de sonhadores, reza o hino que o amazonense é um lutador. Vejam a beleza dos versos de Jorge Tuffic : ‘Aos que lutam mais vida e riqueza’ [...]”.

Ao falar do professor Sylvio Puga, o orador assim definiu: “Um amante da Amazônia, não só porque é mestre, doutor e pós-doutor em Economia, além de pesquisador acadêmico de destaque. Nosso estado precisa de homens que pensam, planejam e apresentam soluções para nossas políticas públicas. O seu trabalho no Conselho Regional de Economia possibilitou a aproximação entre do órgão à Academia, à universidade. E sua administração, tanto no Conselho como na Universidade, é tida como democrática, transparente e eficaz”, dizia o texto escrito para congratular cada um dos escolhidos.

Personalidades

Além do professor Sylvio Puga, a comenda foi entregue a outras personalidades do Amazonas, com destaque em suas respectivas áreas de atuação: Baby Rizzato, Chico da Silva, Arnaldo Santos, Gaitano Antonaccio e José Roberto Tadros. “Eles vêm se juntar ao elenco de grandes nomes que influenciaram positivamente os destinos de nosso Estado e de nossa Região e que servem, mesmo, pelo trabalho - pelo talento e pelo amor que colocam em tudo aquilo que fazem - de exemplo para as nossas gerações”, explica o texto de apresentação do evento.

Professor Sylvio Puga

Tem 47 anos, é amazonense de Manaus, casado com a advogada Inácia Caldas, é pai de duas filhas. Sylvia e Gabriela [...] Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1992), é mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1994), doutor em Economia pela (2005) e pós-doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2010).

É professor Associado III da Ufam, lotado no Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais (DEA/FES) há 20 anos. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica, Economia Regional e Planejamento Econômico, atuando nos temas Polo Industrial de Manaus (PIM), Pan-Amazônia e Desenvolvimento Regional e Economia Internacional, com foco na relação Brasil-China.

É autor do livro ‘Federalismo, Economia Exportadora e Representação Política: o Amazonas na República Velha’ (2007) e revisor do periódico ‘Economia e Sociedade’, da Unicamp. Coordenou a especialização em Desenvolvimento Regional da Ufam, entre 2006 e 2008, além de ter sido membro titular do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) durante o mesmo período. Ainda em 2008, presidiu o Conselho Regional de Economia (Corecon AM/RR).

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Premio- Alcear anexo.jpeg)Premio- Alcear - Agraciados[ ]95 kB