Embaixada dos Estados Unidos apresenta oportunidades de parceria com a Ufam

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom/Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, e o vice-reitor, Jacob Cohen, receberam nesta terça-feira, 9,  no gabinete da Reitoria, a visita da adida adjunta para assuntos de educação e cultura da Embaixada dos Estados Unidos, Júlia Mckay. O objetivo do encontro foi tratar possíveis parcerias entre a Ufam e os Estados Unidos pelos próximos três anos e foi promovida pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII).

Segundo a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Brasil, foi uma visita de cortesia da adida adjunta da embaixada, Julia Mckay, que, com sua equipe, apresentou uma série de ações possíveis de serem desenvolvidas em parceria com a Ufam.

“Recebemos os representantes da embaixada americana no Brasil que vieram apresentar a nova adida adjunta cultural, Julia Mckay, que esteve acompanhada com membros da equipe da embaixada americana Mariana Waugh (assistente dos espaços americanos da embaixada dos Estados Unidos) e Karla Carneiro (especialista de assuntos culturais da embaixada americana). Iniciamos uma série de ações que podem resultar em parcerias concretas em algumas áreas, mas principalmente, na área do ensino da língua inglesa e da mobilidade de estudantes (parceria já consolidada com o fundo de inovação ‘100,00 Strong in the Americas’) ”, afirmou a assessora da ARII.

A recepção teve a participação do coordenador do curso de Língua Inglesa da Universidade, professor Sérgio Armstrong da Silva; das professoras Regina Marinho e Tatiana Belmont dos Santos Rodrigues, esta também vice-coordenadora do projeto CEL); da coordenadora do Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Faculdade de Letras da Ufam, técnica em Assuntos Educacionais Edith Santos Corrêa; e do assessor adjunto da ARII, professor José Barbosa Filho.

Oportunidades

O reitor da Ufam afirmou que é uma satisfação receber as representantes da embaixada americana e que o seu trabalho e o do vice-reitor, assim como de toda a equipe, é no sentido de estreitar laços. “É uma satisfação receber as representantes da embaixada. Trabalhamos para criar  e fortalecer parcerias, pois consideramos importante ampliar a formação de nossos estudantes. Nossa meta é internacionalizar a Ufam, e a ARII vem trabalhando na ampliação das parcerias com esse objetivo comum”, disse o reitor.

A adida adjunta Julia Mckay ressaltou que a visita era conhecer a Universidade e reforçar a parceria entre os Estados Unidos e Ufam. “Estou a dois meses no Brasil e queria conhecer a Amazônia e a Universidade. Fiquei impressionada com a estrutura estar dentro de uma reserva, de uma floresta. Era um sonho, um desejo de conhecer a região. O objetivo principal da visita foi reforçar a parceria com esta Universidade. Estamos aqui para contribuir com a Ufam”, ressaltou Julia Mckay.

O vice-reitor, Jacob Cohen, ressaltou a importância da visita e afirmou que a Ufam tem várias áreas que necessitam de parcerias para ampliação do conhecimento. “Queremos cada vez mais criar oportunidades para que estudantes ampliarem seus conhecimentos. A formação não pode estar restrita a uma região, ela é mundial. Por meio das parcerias, podemos ampliar o horizonte acadêmico. Temos interesse na inovação tecnológica. A direção do Hospital Universitário já trabalha para utilizar a robótica em cirurgias. Parcerias nessa área são muito bem-vindas”, concluiu o vice-reitor.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable