Licenciados em Artes Visuais e Música, no total de 36, são formados pela Ufam

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Artes (Faartes), entregou à sociedade 34 profissionais, entre licenciados em Artes Visuais e em Música. A solenidade de outorga de grau teve lugar no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário, foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, e prestigiada por familiares, amigos e professores do agora graduados.

Em primeiro lugar, o reitor fez questão de reconhecer o trabalho realizado pelos docentes, agora homenageados pelos egressos. Em seguida, o professor Sylvio Puga mencionou o momento em que recebeu o convite para a colação de grau, este feito com uma qualidade técnica que lhe chamou muita atenção, fala que usou para elogiar os demais licenciados, destacando a expertise dos docentes e o protagonismo dos discentes ao longo da graduação. "O aprendizado é mútuo. O nosso maior orgulho é quando somos demandados, aonde vamos, pelos profisisonais formados pela nossa Ufam", orgulhou-se o reitor.

Diretora da Unidade Acadêmica que abriga os cursos, a professora Rosemara Staub de Barros falou sobre a consolidação do corpo docente da Faculdade, que tem como um dos resultados a formação de um número crescente de licenciados. Ela mencionou ainda da diversidade das turmas em termos de origem dos egressos, não somente da capital amazonense, mas de outros municípios do interior. Por fim, falou sobre a importância da Arte para a valorização do ensino das artes na escola e nos espaços públicos em toda a sociedade, tudo isso por meio de uma reflexão crítica e amorosa. Queremos que vocês voltem e nos contem sobre as suas experiências na profissão e na vida.

Escolhido paraninfo da turma de Artes Visuais, o professor Valter Frank de Mesquita desejou aos agora colegas de profissão que mantenham o foco no aprendizado contínuo. "Eu sinto o sentimento que vocês estão sentindo. Também me sinto um pouco como vocês. É um processo contínuo de construção: vocês me ensinaram a me reconstruir. Compreendi muitas coisas nesse tempo que passei com vocês", recordou, em tom emocionado. O professor Valter Mesquisa listou os trabalhos de conclusão apresentados pelos então estudantes como requisito para  concluir a graduação, destacando aquilo que aprendeu com cada um deles.

As palavras do paraninfo da turma de novos músicos, professor Jackson Colares da Silva, foi no sentido de encorajá-los a enfrentar os desafios nessa nova etapa, que é a vida profissional. "Todas as conquistas são gratificantes, porque percebemos o quanto vocês cresceram nesse tempo. A busca do conhecimento deve ser uma constante na vida de vocês. Nós, professores, desejamos vê-los chegar mais longe, vê-los crescer. O Inep aponta que apenas 21% dos que ingressam no ensino superior se formam. Quase mil formandos destes cursos das áreas de Artes em 38 anos dessa formação. Nosso sentimento aqui é de missão cumprida pela vitória de vocês", afirmou o professor.

Gratidão & desafios

Outros quatro docentes da Faartes foram lembrados na solenidade. A professora Orlane Pereira Freires foi escolhida patronesse do curso de Artes Visuais, enquanto o professor Hermes Coelho Gomes foi o patrono do curso de Música. Os homenageados com os nomes das turmas de Artes Visuais e de Música foram, respectivamente, a professora Priscila de Oliveira Pinto Maisel e o professor Raimundo Nonato Pereira.

Oradora do curso de Artes Visuais, Djane da Silva Sena proferiu seu discurso em tom de agradecimento. "Hoje um ciclo se encerra. Que nunca nos falte amor nessa jornada. A nossa profissão é a nossa raiz da nossa dignidade na Terra. Qual é a sua profissão? Professor de Arte. É muito mais do que o mercado de trabalho, mas é sobre a nossa própria humanidade, sobre o que nós diferencia dos animais. Quem pergunta para o que serve a Arte, não tem a dimensão de que a Arte pode salvar vidas. Ajuda a desenvolver a sensibilidade e a empatia. Nós temos o compromisso político de devolver que a sociedade depositou em nós. Precisamos lutar pela manutenção da arte, da cultura e do ensino. Novos professores de Arte do Amazonas, vamos mostrar que é por meio da arte que tudo tem início", disse.

Já licenciado em Música, Isaac Luís de Oliveira foi ficou com a responsabilidade de falar em nome dos colegas. "Se o tempo nos permitisse, poderíamos usar o nosso aprendizado e tornar este discurso numa sinfonia. Em meu nome, quero dizer que poucas profissões exigem tanto do profissional quanto o ofício de ensinar música. Aprendemos a ouvir os sons, aprendemos também sobre a diversidade. Tivemos a perspectiva de um curso diferenciado, que permitiu uma formação ampla. Foram momentos de dedicação e satisfação durante o processo de aprendizagem, e ela acontece a todo momento. Cabe a nós, novos educadores, trabalhar pela formação crítica e reflexiva", apontou ele.

Licenciados em Artes Visuais

·         Alessandra Ferreira Da Silva