Corrida e Caminhada Solidária celebra 110 anos da Ufam com incentivo à saúde

Corrida estimula a adoção da prática esportiva em prol da saúdeCorrida estimula a adoção da prática esportiva em prol da saúdeNem a chuva foi capaz de esfriar o ânimo dos participantes da “Corrida e Caminhada Solidária Ufam 110 anos: construindo o futuro na Amazônia” realizada na manhã de domingo, 07, no Campus Universitário. O evento, organizado em homenagem ao aniversário da Ufam, também celebra o Dia Mundial da Saúde, 07 de abril.

Promovida pelo projeto Universidade Campeã, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), em parceria com a GYC Produções audiovisuais e eventos, a primeira edição da Corrida e Caminhada Solidária permitiu aos atletas conhecer o campus da Ufam, uma das maiores áreas verdes em zona urbana do Brasil, durante os quase 5 km de percurso e ainda contribuir com entidades filantrópicas como o Abrigo Coração do Pai e a Associação Pestalozzi por meio da doação de alimentos não perecíveis.

De acordo com o coordenador do projeto e organizador do evento, professor Gilmar Couto, a iniciativa tem o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde por meio da prática da atividade física. “A ideia é comemorar os 110 anos da Ufam ao longo de todo o ano de 2019. Faremos várias ações de extensão como a Vila Ludos, que será na segunda-feira. Começou em março e segue até dezembro. E as corridas vão acontecer também no decorrer do ano. No dia 7 de julho, será a corrida em comemoração aos 50 anos da FEFF, também solidária. Hoje é o Dia Mundial da Saúde, então, nós queremos comemorar a saúde, que todo mundo possa praticar atividade física, mas, principalmente, entender que solidariedade é importante nesse mundo”, expôs o professor.

“A prova não é competitiva. São quase 5km de percurso. As pessoas vão brincar, conhecer os espaços da Ufam, as engenharias, o Centro de Convivência, a Faculdade de Estudos Sociais, enfim, a Universidade. Não tem comprometimento, não tem a preocupação de quem vai ganhar, aqui não faz sentido. A gente quer que as pessoas participem, coloquem na cabeça que atividade física é fundamental para evitar problemas de saúde e para termos uma vida melhor e mais saudável”, completou o organizador.

Olindina Carreira - o esporte sempre fez parte de sua vidaOlindina Carreira - o esporte sempre fez parte de sua vidaA dona Olindina Socorro Carreira é um excelente exemplo do quanto a prática esportiva faz bem para a saúde. Aos 63 anos, ela foi a primeira participante da corrida a cruzar a largada após 15 minutos de percurso. Dona de casa, ela diz que o esporte sempre fez parte de sua vida. “A atividade física para mim é tudo. Eu comecei com a caminhada, mas já fiz hidroginástica, ritmos. Hoje, faço pilates também, além da corrida. Por isso, estou com 63 anos de idade e com muita saúde”, comemorou.

Já para Antônio Nivaldo, de 41 anos, o esporte é algo recente, mas que veio para ficar. Desde 2015, o industriário decidiu deixar o atletismo fazer parte de sua vida. Estimulado pelos jogos industriais, Antônio participou de uma corrida pela primeira vez para representar a empresa onde trabalha e desde então não parou mais. “Eu comecei para ter qualidade de vida mesmo, mais saúde. Gosto de sempre estar de bem com a vida e quando a gente se estressa no trabalho ou em casa e sai para correr, volta já bem mais suave, tranquilo, em paz”, conta o atleta.

Antônio Nivaldo pratica corrida há quase quatro anos.Antônio Nivaldo pratica corrida há quase quatro anos.Segundo o participante, a chuva foi uma razão a mais para correr na manhã deste domingo. “O percurso foi show. O tempo maravilhoso. Apesar das ladeirinhas no caminho, mas com a chuva, foi tudo muito bom”, disse. “É bem importante a Ufam comemorar o aniversário com essa corrida e ajudar as pessoas no cuidado com a saúde”, completou o corredor.

O estudante de Pedagogia, Victor Alves, de 19 anos, é outro exemplo de como o ambiente onde você estuda ou trabalha pode ajudá-lo (a) a adotar a prática esportiva. Na Ufam, o universitário conheceu e passou a integrar a equipe de frisbee da Instituição e, depois de ver estudantes e servidores participarem das corridas realizadas na Universidade, ele decidiu correr também, tudo pelo bem estar da saúde. “Eu sempre via na TV [corridas], mas nunca tive tanto interesse, mas vendo o pessoal correr, isso me incentivou de tal forma que me levou a estar aqui hoje. Eu comecei há pouco tempo, faz um mês e meio que estou treinando e hoje vim pôr em prática e ter esse contato com a natureza que eu acho muito importante”, revelou Victor.