PET Geologia seleciona bolsistas. Inscrições abertas até o dia 9 de abril

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Geologia, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), está com inscrições abertas até o próximo dia 9 de abril, com o objetivo de selecionar novos bolsistas. São ofertadas três vagas, com bolsa no valor de R$ 400,00. Acesse o Edital e confira todos os critérios de participação, bem como data e local de provas.

As inscrições devem ser feitas no departamento de Programas Acadêmicos (DPA), localizado na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, no térreo do prédio da Reitoria, das 9h às 12h e das 14h às 17h, mediante a apresentação dos seguintes documentos: a) Formulário de inscrição (Anexo A) devidamente preenchido (em letra legível); b) Histórico Escolar Analítico atualizado; Currículo da Plataforma Lattes / CNPq; e c) Declaração de disponibilidade para iniciar as atividades relativas ao programa imediatamente após ser selecionado e cadastrado e de ciência da impossibilidade de acumular qualquer outra bolsa, caso selecionado como bolsista, e de não possuir vínculo empregatício (Anexo B).

Sobre o PET

O PET é desenvolvido em grupos e organizado a partir de cursos de graduação das unidades acadêmicas, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa, inovação e extensão. As atividades extracurriculares que compõem o programa devem proporcionar aos alunos oportunidades de vivenciar experiências que atendam plenamente às necessidades dos cursos de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, além de contribuir para a sociedade onde atuam.

Objetivos do Programa
I – desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
II – contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
III – estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
IV – formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
V – estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;
VI – introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;
VII – contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação;
VIII – contribuir com a política de diversidade na UFAM, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero;
IX – contribuir para a elevação da taxa de sucesso dos cursos de graduação da Ufam.

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