Progesp promove encontro de agentes de capacitação da Ufam

Reitor Sylvio Puga na abertura do encontro de agentes de capacitação da UfamReitor Sylvio Puga na abertura do encontro de agentes de capacitação da UfamPor Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas/Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (DDP/CTD), promoveu na sexta-feira, 5, na sala de treinamento, localizada no prédio da Reitoria, no setor Norte do Campus, um encontro com os agentes de capacitação das unidades acadêmicas da capital e das unidades fora da sede, dos órgãos suplementares e das pró-reitorias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O encontro foi preparado pela CTD com o propósito de aproximar os agentes de capacitação para repassar as atualizações do Plano Anual de Capacitação (PAC) deste ano, ouvir suas demandas, os questionamentos, entre outros assuntos.

Agentes

Os agentes de capacitação institucional realizam levantamento das necessidades de capacitação em suas unidades, participam de reuniões e treinamentos, divulgam eventos ofertados de interesse dos servidores do seu setor, solicitam inscrições em eventos de capacitação, acompanham a participação em treinamento e contribuem no preenchimento de relatórios solicitados.

O reitor, professor Sylvio Puga, participou do encontro, juntamente com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo, e a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), Tereza Cristina Pinheiro, que compuseram a mesa de abertura do evento.

O reitor destacou que cada agente de capacitação contribui com a Universidade na função de construtor de um futuro para a Instituição. “Cada um, em seu ambiente de trabalho, estará contribuindo com a Universidade. Todos são construtores de um novo futuro para a Instituição. Espero que 2019 seja um ano com um maior número de servidores qualificados”, destacou o reitor.

A titular da Progesp, TAE Vanusa Firmo, afirmou que esse é o primeiro encontro e teve como objetivo aproximar os servidores para repassar as atualizações do PAC, ouvir as demandas e questionamentos. “Esse é o primeiro encontro que promovemos. Durante o ano vão ocorrer outros. Reunimos os agentes com o objetivo de repassar as atualizações do PAC 2019, responder aos questionamentos e receber as demandas dos setores. Mas pensamos realizar esse primeiro encontro de uma maneira informal. Foi um encontro para aproximar, para conhecer os servidores, para apresentação dos agentes”, disse Vanusa Firmo.

Servidora do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamim Constant, a psicóloga Michelle Guimarães ressaltou que o encontro é importante porque foi repassado o calendário dos eventos do ano, assim como as demandas dos servidores.

“Nós recebemos o cronograma de atividades que serão realizadas ao longo de 2019, além de termos interagido com a direção do CTD no sentido de apresentar as necessidades específicas de nossas unidades. A vinda dos agentes do interior estimula a participação dos servidores locais nas capacitações que estão no calendário deste ano”, destacou a servidora do INC.