Residência em Ortopedia e Traumatologia do HUGV tem 100% de aprovação em exame para obter título de especialista
O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve 100% de aprovação de seus residentes finalistas no 48º Exame de Obtenção do Título de Especialista (TEOT), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Em média, concorrem 900 candidatos por ano e em 2019 a porcentagem de reprovação foi acima da média, cerca de 40%. Todos os cinco residentes do HUGV conseguiram a aprovação.
O Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) é conferido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia todos os anos aos médicos especialistas em Ortopedia e Traumatologia que são aprovados num exame complexo, realizado no começo do ano em dois dias na cidade de Campinas, em São Paulo. O exame é composto por prova escrita com 100 questões de múltipla escolha e um exame oral, são apresentadas situações clínicas para arguição do candidato por dois examinadores.
Além destas etapas, ainda há um exame físico e de atitudes, que traz cinco situações para arguição, com voluntários atuando como pacientes e o exame de habilidades básicas em cirurgia, que apresenta cinco situações práticas ao candidato, para que demonstre técnica cirúrgica. Em 2018, foi realizada a prova de anatomia, com formato piloto. Para habilitar-se a fazer o exame, o candidato que tiver finalizado a residência médica em ortopedia e traumatologia deve apresentar artigo científico formatado conforme o edital do exame.
Segundo o Chefe da Divisão de Gestão de Cuidado do HUGV, o ortopedista Chang Chia Pó, o Hospital faz parte da rede e presta assistência médica, porém a prioridade é a educação. “Nós estamos felizes pelos nossos residentes, pois isto mostra que estamos no caminho certo. O Hospital Universitário Getúlio Vargas valoriza o ensino e forma especialistas que ajudarão a população, dando o melhor tratamento”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.