Ufam formaliza acordo de cooperação ampliando de 4 para 10 o número de órgãos apoiados

Acordo de cooperação técnica é válido por cinco anos

Reitor, professor Sylvio Puga, durante a assinatura do Acordo de Cooperação TécnicaReitor, professor Sylvio Puga, durante a assinatura do Acordo de Cooperação TécnicaPor Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta quinta-feira, 4, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, assinou o acordo de cooperação técnica com 11 órgãos federais. O acordo tem o objetivo de executar atividades de promoção e acompanhamento da saúde dos servidores e de perícia oficial, com vistas a garantir a implementação da política de atenção à saúde e à segurança do trabalho do servidor público federal.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Agência Brasileira de Inteligência Nacional (Abin) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) e a Agência Nacional de Telecomunicações estão entre as instituições que assinaram o acordo nesta manhã.

SIASS em expansão

Durante o encontro, o reitor ressaltou o crescimento do Sistema. “Estávamos com quatro órgãos nesse acordo e agora passamos a ter dez. Estou muito feliz de assinar esse acordo tão importante para a nossa instituição e afirmo que continuamos a luta em busca de recursos para construir a sede do Siass”, declarou o reitor.

Política de atenção à saúde – 10 anos

A gestora do Siass, a assistente social Renata Pinheiro, destacou que a política de atenção à saúde já existe há 10 anos. “O Acordo de Cooperação Técnica celebrado hoje pelos gestores do órgão sede da Unidade Siass/Ufam e dos órgãos partícipes formaliza a renovação e inclusão dos 11 órgãos atendidos pela unidade Siass/Ufam nos eixos que preconiza a Política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal - PASS é um importante dia para toda a equipe do SIASS que trabalha e se dedica em atender com dedicação todos os servidores federais desses órgãos. Promover saúde nos ambientes de trabalho é o objetivo da PASS e nossa meta”, afirmou a gestora.

Fortalecimento da política

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, administradora Maria Vanusa Firmo, declarou que a renovação do Acordo de Colaboração Técnica do Siass entre a Ufam e mais dez órgãos federais com sede no Amazonas faz parte de uma série de efetivações de compromissos da atual gestão em fortalecer a Política de Saúde do Servidor. “A mudança da sede do Siass/Ufam para um local que possa melhor acolher as demandas a partir de 10 de Abril integra essas ações.Antes o Siass dividia espaço com a TV Ufam; depois com o Cais e agora terá um espaço próprio” , declarou a gestora.

Agradecimentos

O superintendente da Abin, Bruno de Aguiar Faria, elogiou o trabalho da Ufam. “Quero parabenizar a Ufam, o Siass e agradecer por todos esses anos em que a Abin desfrutou dessa iniciativa. Agradeço imensamente o apoio. Se puderem, levem esse agradecimento a todos os estados em que o Siass atua”, declarou o superintendente.

A gestora de Recursos Humanos do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), Luciene Araújo, comentou que a assinatura do acordo era bastante aguardada. “Esse acordo era um de nossos anseios. Sempre fomos muito bem atendidos, mas na informalidade. Hoje estamos aqui para formalizar essa estrutura tão importante”, afirmou ela.

Gerente Regional substituto da Anatel, Antônio Pantoja, sugeriu que o monitoramento anual da saúde dos servidores seja um importante instrumento para a melhoria dos serviços do Siass. “ A prevenção anual é importante para monitorar a saúde dos servidores e evitar surpresas. Às vezes, o servidor faz um exame e descobre uma doença em estágio avançado e tendo esse monitoramento constante, evita situações assim”, afirmou o gestor.