Ufam entrega à sociedade mais 29 novos profissionais da comunicação e informação

Por Maria Carolina Lemos
Equipe Ascom

Na noite desta segunda-feira, 1º de abril, a Universidade Federal do Amazonas realizou a solenidade de outorga de grau a mais 29 novos profissionais da comunicação e informação, dos cursos de Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas.

Presidindo a cerimônia, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, juntamente com a coordenadora acadêmica da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), professora Carla Mara da Silva. Fizeram parte da mesa solene, também, a paraninfa do curso de Biblioteconomia, professora Guilhermina de Melo Terra; a paraninfa e homenageada com o nome da turma do curso Jornalismo, professora Ítala Clay de Oliveira Freitas, a paraninfa do curso de Relações Públicas, professora Judy Lima Tavares, as patronesses do cursos de Biblioteconomia, professora Amanda de Queiroz Bessa, e do curso de Jornalismo, professora Mirna Feitoza; o patrono e homenageado com o nome da turma do curso Relações Públicas, professor Israel de Jesus Rocha, o homenageado com o nome da turma de Biblioteconomia, professor Raimundo Martins de Lima e, ainda, o coordenador do curso de Jornalismo, professor João Bosco Ferreira.

Representando os formandos da cerimônia, a nova jornalista Iolanda Ventura Brasil fez o discurso de agradecimento aos docentes, ressaltando o papel da universidade na formação da visão crítica dos egressos e de como isso impacta no ciclo que se inicia em suas vidas: “Quando vimos nosso nome na lista de aprovados, jamais poderíamos mensurar o quanto essa nova caminhada impactaria em nossos futuros. Depois de anos dentro da Ufam, olhamos para o mundo com outra visão. Saímos cidadãos conscientes de seu papel, o que implica em muito mais do que oferecer serviços à sociedade. Somos detentores de um conhecimento herdado da Universidade, o que nos dá uma grande responsabilidade: de defender o saber para todos, de propagar isso, a responsabilidade de defender o direito de todos a ter acesso a esse saber e esse universo. O que se resume em: somos todos defensores da democracia, porque sem ela, nada disso seria possível”.

Discursando por todos os docentes homenageados da noite, a professora Guilhermina Terra ressaltou o papel da família no progresso dos formandos e relembrou a importância da ética no exercício profissional: “Parabenizo aos familiares dos formandos, porque vocês foram a base de toda esse caminhada. Hoje é uma vitória para todos nós. À medida que vocês estiverem trabalhando, na vida de vocês, pessoal e profissional, usem a ética em primeiro lugar. Queiram brilhar pelo esforço próprio, tenham empatia com os outros. Usem a visão crítica adquirida na academia em benefício próprio e em prol da sociedade.”

A coordenadora acadêmica da Faculdade de Informação e Comunicação, professora Carla Mara da Silva, em seu pronunciamento, destacou que a Ufam sempre acompanhará cada um de seus ex-alunos: “Ficamos felizes, pois sabemos que continuaremos a participar da vida de vocês com os ensinamentos transmitidos. A faculdade sempre vai estar de portas abertas, seguiremos aqui para tirar as dúvidas que irão aparecer na prática. Voltem pra se aperfeiçoar, estaremos aqui para recebê-los.”

Finalizando a solenidade, o reitor, professor Sylvio Puga, lembrou a responsabilidade que todos os egressos têm de carregar o nome da Ufam em seus diplomas: “Hoje, estamos entregando à sociedade os melhores profissionais da comunicação e informação. Por onde passo, o reconhecimento da formação e dos egressos da Ufam é ressaltado, por conta da qualidade de seus docentes e da sua tradição no ensino. Vocês levarão para sempre o nome da Universidade Federal do Amazonas. Isso estará gravado em cada um. O que espera vocês no futuro é o sucesso profissional, pois estão levando uma bagagem intelectual que foi transmitida pelos docentes e que lhes dá segurança para alcançar os méritos possíveis no mercado de trabalho.”

Formandos de Biblioteconomia

1. CAIO SILVA CARDOSO