Programa de Extensão Com(s)ciência realiza processo seletivo até 5 de abril

De acordo com cronograma do Programa de Extensão Com(s)ciência, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas  (ICB/Ufam), o processo de seleção ocorre de 1° a 5 de abril, sendo que nesse mesmo período ocorre o envio de curriculum e carta de intenção pelo pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , e de 8 a 10 do mesmo mês, entrevista com os selecionados. O processo seletivo é destinado para alunos da Ufam, sendo 2 vagas para bolsistas e 10 para voluntários para realizar atividades na área de ensino de ciências (Biologia, Física, Química, informática).

Dentre os requisitos estabelecidos pelo Programa, estão: estar devidamente matriculado em Cursos de Licenciaturas  de Física, Química, Ciências Naturais, Informática e Biologia, Curriculum lattes atualizado e ter interesse e disponibilidade para atuar na pesquisa em ensino de ciências e exercício da docência.   O Programa de Extensão Com(s)ciência realiza ações  desde 2014 com ações que articulam pesquisa, ensino e extensão, em parceria com escolas públicas de Manaus. As atividades consistem em construir e compartilhar conhecimento assimilado no âmbito acadêmico com estudantes e professores da Educação Básica.

O programa objetiva investigar como o ensino de ciências pode contribuir para compreensão de temas socioambientais na Amazônia; contribuir com a formação de professores conectando conhecimentos sociais, culturais e científicos; favorecer a Iniciação Científica Júnior em escolas da rede pública de Manaus e, finalmente colaborar com o avanço da  educação científica e tecnológica no município.

Segundo a coordenadora, professora Elizandra Rêgo Vasconcelos, o programa já desenvolveu atividades em mais de dez escolas na cidade de Manaus, atendeu mais de 200 alunos da educação básica. As atividades acontecem em ambientes variados, no Campus da Universidade, aos sábados e nas escolas parceiras, em dias previamente agendados.

Pela dimensão do Programa, a coordenação aceita novos colaboradores. Mais informações pelo (92) 99191-0825.