PPGPSI comemora 10 anos de inovação em seminário

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

Na noite desta segunda-feira, 25, aconteceu o ‘Seminário de 10 anos do PPGPSI’, evento que reuniu professores e alunos do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGPSI/Ufam). A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul do Campus Universitário.

O Seminário iniciou com a apresentação do Coral da Faculdade de Psicologia (Fapsi), cuja regência tem à frente a professora Cláudia Sampaio.  O coral ‘Canta Junto’ é Projeto de Extensão Universitária e integra alunos de graduação, pós-graduandos e a comunidade acadêmica.

A coordenadora do evento e também vice-coordenadora do PPGPSI, professora Gisele Cristina Resende, destacou o Programa como o único do estado do Amazonas e o segundo da Região Norte. “Ele desponta como um grande Programa que tem formado profissionais de alta qualidade, ocupando cargos em instituições públicas e privadas, destacando-se como grandes profissionais”, disse a docente.

Em seguida, para composição da mesa de abertura, o evento contou com a presença da titular da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Selma Baçal, o coordenador do PPGPSI, professor Marcelo Calegare, e a diretora da Fapsi, professora Iolete Silva.

Durante sua fala, a professora Selma Baçal parabenizou a comunidade interna pela passagem dos 10 anos do Programa. Selma Baçal recordou a visita de psicólogos ao Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação (Faced), na década de 1990, para discutir a criação do Departamento de Psicologia e depois o Curso de Psicologia, permitindo, assim, a criação do PPGPSI.

“Comemorar 10 anos não é um feito para qualquer um”, disse a professora, que recomendou um esforço maior para o aumento da nota do Programa junto a Capes, que permitirá base para a criação do Doutorado. Segundo a pró-reitora, a Administração Superior trabalha na perspectiva de manter uma avaliação permanente junto aos Programas de Pós-Graduação da Ufam, no sentido de buscar melhorias em notas e em indicadores. Ela dá importância ao avanço de se pensar numa perspectiva de futuro. “A formação de novos profissionais para a região possibilitará ‘tocar o barco’. Precisamos dar prosperidade aos cursos e à instituição”, completou Selma Baçal.

Ainda de acordo com a pró-reitora, os 10 anos foram tempo suficiente para prospectar um trabalho planejado que envolvesse o recebimento de uma avaliação externa assegurado com apoio da Propesp. “Quero parabenizá-los e desejar muito sucesso”, finalizou.

A diretora da Fapsi, professora Iolete Silva, afirmou que é preciso investir e produzir coletivamente o fortalecimento do programa e das pesquisas que contribuam no aprimoramento de políticas públicas às populações vulneráveis. A docente acredita que o PPGPSI tem qualificado profissionais, ocupando boas colocações no mercado de trabalho. “Isso para nós é uma satisfação, por entender que o trabalho desenvolvido no Programa está dando resultados”, declarou.

Em seu discurso, o professor Marcelo Calegare, disse que PPGPSI conseguiu criar no Amazonas um pólo de desenvolvimento científico de Psicologia que está relacionado às questões locais. Com isso, o docente falou que o Programa objetiva trazer melhorias na qualidade de vida da população. “Com esse conhecimento produzido no PPG pretendemos concretizar as nossas ações. Essa é a principal importância de formar profissionais que consigam atuar de forma que haja mudanças na sociedade. Eu tenho insistido junto aos docentes e aos discentes para que divulguem suas produções de pesquisa em outras Instituições de Ensino, para que essas possibilitem ações recíprocas de parcerias tanto nacionais quanto internacionais”, finalizou o coordenador do Programa.