Professor Luiz Carlos de Lima Ferreira torna-se professor titular

Professor Luiz Carlos Ferreira em defesa de Memorial Acadêmico no auditório Doutor ZerbiniProfessor Luiz Carlos Ferreira em defesa de Memorial Acadêmico no auditório Doutor Zerbini
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

O professor da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Carlos de Lima Ferreira, realizou, na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório Doutor Zerbini, a defesa de seu Memorial Acadêmico, requisito para obter o título de professor titular. O evento foi prestigiado por professores, alunos, técnicos e dirigentes da Faculdade de Medicina, além de amigos e familiares do professor. A defesa de Memorial é requisito ao acesso à classe E de professor titular.

A Comissão Especial de Avaliação foi presidida pelo vice-reitor da Ufam e professor da Faculdade de Medicina, Jacob Moysés Cohen e composta pelo professor Kalil Madi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Geraldo Brasileiro Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o professor João Bosco Lopes Botelho, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Durante a apresentação de sua trajetória acadêmica, ele destacou as atividades desenvolvidas como líder de grupos de pesquisas; membro de bancas examinadoras de teses, dissertações e Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC); artigos publicados; premiações acadêmicas; personalidade médica do conselho; participação como palestrante em eventos científicos; atividades de planejamento, atividades relacionadas à Residência Médica, coordenação do Coreme (1982 a 1989), consultor em órgãos de fomento a pesquisa (CNPq, Fapeam, Finep),  entre inúmeras atividades.

A diretora da Faculdade de Medicina, Ione Rodrigues Brum, afirmou que foi um prazer participar da sessão solene de defesa de Memorial do professor Luiz Carlos. “Foi um prazer estar aqui nesta solenidade pela importância do professor Luiz Carlos Ferreira para a Faculdade de Medicina. Esse título já era merecido há muitos anos. Ele já tinha a pontuação necessária para obtenção do título, mas só agora defendeu o Memorial. Ele foi um grande incentivador das pós-graduações (Residência Médica, mestrado e doutorado), e é uma pessoa que ainda está na ativa”, afirmou a diretora da Faculdade de Medicina, Ione Brum.

“Estamos numa sessão solenidade em que o professor Luiz Carlos de Lima Ferreira apresentou defesa de Memorial para ser professor titular da FM. É um importante membro da Faculdade de Medicina, pioneiro como professor de Patologia, formador de uma ‘escola de patologistas’ na Ufam e em outras instituições. Há muito tempo já poderia ter se submetido à defesa de Memorial, pois seu currículo já atendia aos pré-requisitos há muito tempo”, destacou o vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen.

O professor do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Ufam, Jaconias Câmara, ressaltou o brilhantismo do professor Luiz Carlos Ferreira e sua importante contribuição na área da Patologia.   “A obtenção deste título já era merecido há muito tempo. Nós não conhecemos ninguém na Instituição que tenha o brilhantismo do professor Luiz Carlos Ferreira. Há 20 anos ele já preenchia todos os requisitos para ter o título. Sua enorme contribuição para Patologia já o classifica como grande pesquisador para a Universidade e para outras instituições da região”, ressaltou o professor Jaconias Câmara.

Perfil do docente - O professor Luiz Carlos de Lima Ferreira possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1973), mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Amazonas e pesquisador da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Patologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Infecção pelo papilomavírus humano, hepatites virais, aids, acidente por animais peçonhentos, leishmaniose e Helicobacter pylori.