Faculdade de Letras realiza I workshop de acolhimento aos calouros
Na sua 1ª edição, o workshop teve como objetivo acolher os ingressantes dos cursos de Letras: Língua e Literatura Portuguesa, Japonesa, Inglesa, Francesa, Espanhola e Libras. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 25, no auditório Rio Amazonas, Setor Norte do Campus Universitário.
Na composição da mesa de abertura, estiveram presentes o diretor da Faculdade de Letras (Flet), professor Wagner Barros Teixeira, a coordenadora da Flet, professor Cássia Maria Zerra do Nascimento, a coordenadora administrativa, professora Carla Duarte, o coordenador do evento, professor Marcondes Cabral de Abreu, o vice-coordenador do evento, professor Fernando Scheibe, e a representante dos Centros Acadêmicos da Flet, a discente Davimar de Souza Nunes.
O professor Wagner Barros Teixeira, em sua fala, lembrou que a Faculdade é uma nova unidade e o trabalho desenvolvido está voltado para a Unidade, pela integração dos cursos. “Como nós estamos num período letivo ímpar de recepção dos calouros, a Flet se organizou para recebê-los em evento único, que tem a participação da comunidade, dos professores, da coordenação dos oito cursos que compõem a Faculdade e com membros da gestão da Universidade”, comentou o diretor.
De acordo com o diretor, a participação do acadêmico que está ingressando na nova casa tem sua importância no sentido de conhecer a Universidade. “É importante esse contato porque a Ufam é muito grande, muito plural, muitos setores, muitas siglas, por isso se faz necessário poderem conhecer até para perceber a quantidade de atividades externas à sala de aula”, ressaltou.
A coordenadora da Flet, professora Cássia Nascimento, ressaltou a importância das explicações que foram dadas aos calouros para que possam se sentir parte da Faculdade, da Universidade. “Daqui os alunos vão para o mundo. Daqui os alunos de Letras Língua e Literatura Portuguesa conseguem fazer intercâmbio na Universidade de Coimbra. Aqui nós temos o Programa Idiomas sem Fronteira, que permite ao aluno entrar em outras Universidades do mundo. Nós temos intercâmbio que permite ao discente cursar no prazo de seis meses ou um ano em outras universidades do país. O curso de Letras tem muitas oportunidades”, comentou a docente.
O coordenador do evento, professor Marcondes de Abreu, parabenizou os calouros pela escolha do curso de Letras, o qual considerou a riqueza do curso e que é tratado como o curso do “poder”, pois nele se estuda a linguagem. “Tenham sempre consciência disso”, finalizou o docente, ressaltando que o curso tem ligações com vários segmentos do conhecimento.