Reforço ao primeiro setor: turmas de Ciências Agrárias colam grau na Ufam

Na noite da última quinta-feira, 21 de março, as turmas dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) formaram-se em solenidade presidida pelo vice-reitor, professor Jacob Cohen, por delegação do reitor, professor Sylvio Puga. O evento ocorreu no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Sede, com a presença de familiares, amigos e docentes.

Egresso desta mesma Instituição há 45 anos, o professor Jacob Cohen emocionou-se ao encerrar a cerimônia de outorga de grau àqueles profissionais que, a partir de agora, passam a atuar em diversos segmentos das Ciências Agrárias. “É uma felicidade muito grande poder estar aqui presenciando este momento de vitória, em que a Universidade Federal do Amazonas cumpre o importante de papel de entregar profissionais qualificados, capazes de impulsionar o setor primário e desenvolver essas áreas de que tanto necessitamos”, disse.

“Manaus tornou-se uma cidade-estado, com quase 60% da população concentrada na zona urbana, embora o nosso bem mais precioso sejam as nossas riquezas naturais. Eu digo a vocês – Vão para o interior, ajudem os nossos produtores, fortaleçam o setor primário, priorizando o adequado manuseio dos recursos e o desenvolvimento sustentável”, completou o professor Jacob Cohen. Ele mencionou ainda a missão que os egressos cumpririam no interior do Amazonas, especialmente em áreas como piscicultura, agricultura, pecuária, segundo frisou o vice-reitor, o que ele chamou de celeiros para o desenvolvimento para o estado.Professor Jacob Cohen outorgou grau aos formandosProfessor Jacob Cohen outorgou grau aos formandos

Novos passos

Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça reforçou os votos de sucesso para os que deixam a Universidade na condição de graduados. Por outro lado, enfatizou a importância de darem continuidade aos estudos, ao aprendizado e ao aperfeiçoamento. “Esta sempre vai ser a casa de vocês, porque a Ufam tem a capacidade de formar comunidades, muito mais do que cidadãos. Desejamos e esperamos que retornem para os nossos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, e tomem seus lugares na continuidade deste nosso trabalho”, convidou o gestor da Unidade Acadêmica.

Já as palavras do professor Ari de Freitas Hidalgo, escolhido como paraninfo das turmas, foram de gratidão e reconhecimento pela jornada compartilhada com os agora colegas de área. “Sou docente da Ufam há 29 anos, e só não estive presente em duas formaturas nesse tempo de casa. Eu digo a vocês que é sempre uma emoção nova, que me faz recordar o que eu senti há 34 anos, quando recebia o meu diploma de nível superior”, discursou o professor Hidalgo.

Ainda sobre a emoção deste momento, o paraninfo destacou a “Insegurança do ‘E agora?’, quando vem à tona o questionamento sobre o que será a partir deste momento”. Segundo destacou ele, o que cabe à Universidade é fornecer a base, os fundamentos da profissão em seus variados aspectos. Todavia, o professor alertou que o exercício do aprendizado é sempre o esforço particular, algo que vai diferenciar uns dos outros. “Houve renúncias, houve desafios e vitórias, mas eu tenho uma coisa para lhes dizer: hoje vocês perderam o direito de errar absurdamente, e a cobrança será maior a cada dia – a de vocês e a dos outros”, finalizou.

Agronomia

1. Adriana De Oliveira De Souza.

2. Ananda Dos Santos Vieira.

3. André Luiz Castilhos Campos.

4. Daniela Roa Gomez.

5. Elaine Vasconcelos Da Silva Pinto.

6. Jéssica Castro Dos Santos.

7. Johnatan Salvador Souza.

8.  Kimerlly Sobrinho Da Silva.

9.  Laiane Sherly Gomes Torres.

10. Letícia De Paula Neves De Souza.

11. Raquel Brandão Campelo.

12. Valquíria Belém De Freitas.

Engenharia de Alimentos

1. Adria Thaiane Cirino Velloso.

2. Amanda Da Silva Ramos.

3. Edilane Teixeira Castelo Branco.

4. Jaqueline Araújo Cavalcante.

5. Jocélia Pinheiro Santos.

6. Larissa Fernanda Rodrigues Da Silva.

7. Lucas Martins Girão.

8.  Rachel De Melo Verçosa.

9.  Rafael Cintra Oliveira.

10. Victor Nogueira Galvão.

11. Wendilly Correia Santos.

Engenharia de Pesca

1. Laiza Caroline Lobo De Souza.

2. Lisandra Silveira Gonzalez Soares.

Engenharia Florestal

1. Gesiney Da Silva Araújo.

2. Isney Queiroz Do Nascimento.

3. Ives San Diego De Amaral Saraiva.

4. Jamyle Dos Santos Pires.

5. Jefferson Romário Paco Alves.

6. Rodolfo Da Silva Oliveira.

Zootecnia

1. Amanda Soares.

2. Ana Rebeca Pires Da Silva.

3. Juliana Priscyla Batalha Neves.

4. Natalia Dos Santos Bezerra.