Fórum Permanente das Licenciaturas debate ‘Residência Pedagógica’

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Fórum Permanente das Licenciaturas da Universidade Federal do Amazonas realizou na terça-feira, dia 19, a 1ª Assembleia do ano de 2019. O evento ocorreu no auditório Paulo Bührnheim, no setor Sul do Campus, com o tema ‘Residência Pedagógica, tratando especificamente de uma problemática sobre ‘devolução de bolsas’.

Professora Irlane Maia fala ao público no Fórum, observado pelo coordenador Nilomar Vieira Professora Irlane Maia fala ao público no Fórum, observado pelo coordenador Nilomar Vieira

O coordenador institucional do Programa, professor Nilomar Vieira de Oliveira, afirmou que a partir das discussões serão traçados encaminhamentos para que, institucionalmente, instâncias competentes sejam acionadas para a solução de complexidades em torno desse processo. “A discussão de temas relacionados aos cursos de licenciaturas gera ações para pensarmos situações-problema”, disse o coordenador.

O Fórum é o espaço de concretude da interlocução para que o diálogo aconteça visando discutir questões articuladoras com a formação e a prática docente, analisando seus desafios e seus impactos na sociedade como a reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas; identidade docente; o estágio curricular supervisionado; prática como componente curricular; avaliação da aprendizagem no ensino superior; programa de Iniciação à docência (PIBID) e o programa Residência Pedagógica.

“O Fórum tem como objetivo congregar discentes e docentes da área de Licenciatura para aperfeiçoar currículos e discutir democraticamente pontos que necessitem de alterações nos cursos. Foi criado com o propósito de não se atrelar a Administração Superior. Esse ambiente é o espaço de interlocução acadêmica sobre a formação inicial e continuada de professores”, destacou a secretária executiva do Fórum, professora Irlane Maia.

Criado em 2010

O Fórum das Licenciaturas foi criado em setembro de 2010, no Encontro Nacional das Licenciaturas realizado no auditório Eulálio Chaves. O referido encontro contou com o apoio da Fapeam e CAPES, onde a Universidade Federal do Amazonas teve um importante papel nas ações desenvolvidas durante e depois do evento, pois a partir do reconhecimento da relevância deste espaço, iniciamos de forma tímida, por considerar a compartimentalização da universidade como o principal obstáculo, tendo em vista que as licenciaturas não dialogavam.