ICET recebe II Workshop Cunhantã Digital

Por Sephora Melo
Edição Márcia Grana

O II Workshop Cunhantã Digital teve início na manhã desta segunda-feira (18), na unidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Itacoatiara. A professora Tanara Lauschner, diretora do Instituto de Computação da UFAM, conduziu a abertura do evento ao lado de Waldomiro Lacerda, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara, e de Elizângela Almeida, da UBM.

Após a abertura solene foi iniciado o Cunhã-Painel, que funcionou como uma mesa de discussão sobre Os Desafios da Educação 4.0 no Ensino Médio no Amazonas.

A mesa foi composta por Anacilia Cavalcante (ICET/UFAM), que abordou o início do projeto Makers 4.0 e a importância de trabalhar essa ideia com os alunos do Ensino Médio; Karla Pereira (Makers Manaus), que explicou como funciona o desenvolvimento da Cultura Maker em Manaus e o porquê de se investir esse conhecimento em crianças e adolescentes; Edmundo Valentim (CREI/SEDUC); Victor Porto Almeida (SIDIA), que mostrou o papel da tecnologia na educação além de abordar projetos de tecnologia do SIDIA realizados em parceria com órgãos voltados para a educação e o conhecimento. A mesa teve a professora Rosiane de Freitas como mediadora.

Foi discutido uso da tecnologia, citando os acontecimentos em Suzano e na Nova Zelândia como exemplos de mau uso dessa tecnologia.A programação no ICET - Itacoatiara seguiu pela tarde desta segunda-feira (18), com as seguintes atividades:

• Cunhã-Talk A.: Programas Meninas Digitais - unindo esforços pela equipe de gênero - Cristiano Maciel (UFMT)
  • Cunhã-Talk B.: Movimento Cunhantã-Digital - Tanara Lauschner (UFAM e GGI.br)
  • Cunhã-Expo - Exposição de Trabalhos do Projeto Makers 4.0
  • Cunhã-Panel 2 - Inclusão e Diversidade na Área Tecnológica

A palestra Programas Meninas Digitais - unindo esforços pela equipe de gênero, ministrada pelo professor Cristiano Maciel (UFMT), apresentou o projeto, seus respectivos nomes (em cada região) e como ele é dirigido no restante do país, mais precisamente nos Estados em que o programa foi instituído. Um dos subtemas fala sobre o que desmotiva as mulheres a desistirem das áreas tecnológicas. Por fim, Cristiano compartilhou os desafios que o programa vem vencendo no decorrer dos anos.

Logo após a palestra do professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a professora Tanara Lauschner apresentou a versão regional do programa nacional que, em Manaus, é denominado Cunhantã Digital e a dificuldade que a mulher encontra tanto para ingressar, quanto para se manter na carreira tecnológica.

Dando continuidade ao workshop, o cunhã-painel 2 teve como mediadora a embaixadora do programa Meninas Digitais, Silvia Bim (UTFPR). Durante a atividade foi abordado o tema Inclusão e Diversidade na Área Tecnológica. A mesa foi composta por Thaís Castro (ICOMP/UFAM), que comentou sobre acessibilidade, inclusão e Tecnologia Assistiva; Elizângela Almeida (UNEGRO e UBM), que falou um pouco sobre o ativismo de mulheres negras no âmbito profissional e socioeconômico; Rodrigo Pavani (SEDUC), que abordou a representatividade de gênero; Fernanda Pires (UEA), que falou sobre Tecnologia e Empoderamento e do seu trabalho desenvolvido com comunidades indígenas.

O encontro em Itacoatiara finalizou com sorteios de brindes e uma foto que reuniu todos os participantes do evento no município amazonense.

O workshop aconteceu de 18 a 20 de março, em Itacoatiara (dia 18) e Manaus (Teatro Manauara). O evento é uma realização do ICOMP/UFAM, com patrocínio do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR) 4.0.