Ufam outorga grau a 40 formandos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)

Recém-formados são dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na noite desta quarta-feira, 20, a Universidade Federal do Amazonas outorgou grau a 40 alunos do Instituto de Ciências Biológicas. A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da Universidade, professor Jacob Moysés Cohen, o qual, ao lado da diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professora Rozana de Medeiros Galvão, relembrou sua trajetória acadêmica e cumprimentou os recém-formados. “Quando eu olho para vocês em solenidades de outorga de grau, eu me lembro da minha trajetória. Vim do interior com meus familiares. Tínhamos apenas a vontade de vencer. Estudei a vida inteira em instituições de ensino públicas. Cheguei à Ufam como aluno, fui professor do Colégio Estadual e depois segui carreira no Magistério Superior. Agora, estou vice-reitor presidindo esta solenidade e aproveito para lembrá-los de que hoje vocês saem da Ufam com um leque de conhecimento bastante privilegiado. Não se afastem daquilo que aprenderam e de tudo o que os professores de vocês ensinaram. Dessa forma, vocês vão honrar tudo o que aprenderam e sempre terão a consciência tranquila”, discursou o vice-reitor durante a solenidade.

A disponibilidade da Ufam em contribuir com uma sociedade melhor foi o destaque do pronunciamento da diretora do ICB, professora Rozana Galvão. “Estou na estreia como diretora do ICB em solenidades de outorga de grau e só posso dizer que sinto uma forte emoção de entregar para a sociedade excelentes profissionais. A Ufam sempre estará de portas abertas para vocês continuarem os estudos, seja no mestrado ou no doutorado ou para que vocês invistam na carreira docente. Por onde passarem, façam a diferença e dessa forma, honrem o nome da Universidade de vocês”, declarou a diretora.

Mesa de honra

Também compuseram a mesa de honra a paraninfa do curso de Biotecnologia e ex-diretora do ICB, professora Sônia Maria da Silva Carvalho; a paraninfa do curso de Ciências Biológicas, professora Inês Braga de Oliveira; o coordenador noturno e paraninfo do curso de Ciências Naturais, professor Ítalo Thiago Silveira Rocha Matos; a patronesse do curso de Biotecnologia, professora Eva Maria Alves Cavalcante Atroch; o patrono do curso de Ciências Biológicas, professor Sérgio Gianizella e o patrono do curso de Ciências Naturais, professor Thierry Ray Gasnier.

Mensagem dos formandos

Oradora da turma, a licenciada Luciana Martins Almeida, destacou os momentos mais marcantes da graduação. “Coloquei meu nome à disposição da turma para ser a oradora porque gostaria de agradecer imensamente aos colegas por me darem o prazer de ser porta-voz de um momento tão sublime quanto este. Na Ufam aprendemos mais do que uma profissão, aprendemos a viver, a sermos pessoas comprometidas, a respeitar as diferenças durante os trabalhos de grupo, momentos nos quais odiamos nossos amigos e tentamos não matá-los. Por várias vezes perdemos a vontade de continuar e sempre aparecem frases como ‘Será que é isso mesmo que eu quero?’ e ‘Se eu não passar nessa matéria, eu desisto’, pois desistir sempre parece mais fácil, mas no fim, conseguimos, pois o que nos move é mais forte, é o amor pelo que fazemos, é o amor pelas pessoas que nos sustentaram nesta caminhada. Escolhemos fazer ciência, acima de tudo, somos cientistas e, agora, cientistas formados, licenciados, bacharéis, biotecnólogos, todos com diploma na mão prontos para os próximos desafios”.

Confira alista de formandos

Formandos do curso de Biotecnologia