Reitor e equipe administrativa recebem embaixador israelense no Brasil

 

Por Juscelino Simões e Carla Santos
Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu, no gabinete da Reitoria, na quarta-feira, dia 20, a visita do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelly. O objetivo da aproximação, segundo o representante israelense, foi conhecer a estrutura e o poderio acadêmico da Instituição com vistas a uma futura cooperação. Durante o encontro, muito se falou, por exemplo, sobre tecnologias voltadas ao meio ambiente e soluções sustentáveis.  

Em sua comitiva, o embaixador do estado de Israel trouxe o presidente do Comitê Israelita do Amazonas, Benjamin Benchimol, e o presidente do Clube Hebraico, David Vidal Israel. Por parte da Ufam, estiveram presentes os pró-reitores de Administração e Finanças, de Gestão de Pessoas, de Planejamento e Inovação Tecnológica. 

O embaixador israelense afirmou ter se impressionado com a grandeza do complexo verde onde o campus da Ufam está instalado. “Vim para conhecer a Ufam sabendo um pouco do que a Universidade representa para esse estado, mas é chegando ao Amazonas que temos dimensão real. Nossa missão parte da premissa de que podemos sempre estabelecer parcerias”, disse o embaixador.

O vice-reitor, professor Jacob Cohen, ressaltou a importância da visita do embaixador na Universidade como uma forma de fomentar colaborações e cooperações institucionais. “A nossa Universidade tem um importante papel na produção do conhecimento científico na Amazônia. Temos inúmeros pesquisadores produzindo trabalhos em diversos campos da ciência que despertam o interesse mundo afora. É importante receber o embaixador de Israel porque temos a possibilidade de estabelecer algumas parcerias com universidades israelenses em áreas de nosso interesse”, ressaltou.   

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, afirmou que a visita do embaixador é motivo de satisfação para a Universidade porque abre a possibilidade de realizar parcerias com o governo de Israel, com universidades e instituições de pesquisas. “Vivemos numa região rica e precisamos transformar esta riqueza natural em riqueza econômica por meio do capital intelectual. Estamos abertos para estabelecer essa troca de conhecimento entre outras universidades” destacou. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable