Licenciados e bacharéis das Ciências Exatas são entregues à sociedade

Formandos de oito cursos de graduação do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) receberam a outorga de grau em solenidade ocorrida na terça-feira, 19 de março, sob a presidência do reitor da Instituição, professor Sylvio Puga. Ao todo, mais de 40 graduandos dos cursos de Estatística, Bacharelado em Física, Licenciatura em Física, Geologia, Matemática Aplicada, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Química e Licenciatura em Química foram entregues à sociedade.

O gestor da Universidade, professor Sylvio Puga, rendeu homenagens aos docentes que foram eleitos como paraninfos e àqueles que foram homenageados com os nomes das turmas de egressos, recordando os méritos daqueles que fazem da Ufam uma universidade de referência na área das Ciências Exatas. “Os senhores sabem dos obstáculos superados para chegar a este momento. E é isto que nos orgulha: quando o aluno reconhece que ele próprio se superou e fez esse avançar no seu conhecimento. Esse é o legado que ele vai levar para a sociedade”, orgulhou-se o reitor, ao lembrar que o nome da Ufam é sinônimo de qualidade e empenho.

O vice-diretor da Unidade Acadêmica, professor Nilomar Vieira de Oliveira, deu os parabéns a todos os envolvidos no processo da graduação. “Fico feliz de ver os meus antigos professores aqui, sendo homenageados. Vocês, que são jovens, vão tomar conta da nossa Universidade. E não só dela, mas do mundo todo. Sejam profissionais éticos. Somos privilegiados, porque estamos nos formando numa universidade pública de qualidade. Desejo que vocês continuem a estudar para progredir na carreira e na vida”, congratulou o vice-diretor do ICE.

Discursos emocionados

Escolhida para discursar em nome de todos os paraninfos presentes, a professora Yachiko Wakiyama, da Matemática, iniciou exortando que as vestes utilizadas no momento solene simbolizam o mérito e a responsabilidade social. “Quem os vê assim, nem imagina o quanto vocês lutaram por este momento. Noites e listas intermináveis, os seminários. Ainda tem o PIBIC e aquele projeto de extensão maroto que você se arrependeu de aceitar... Bom, cada um precisou ultrapassar seus medos, seus receios, superar seus anseios... tudo isso para chegar ao dia de hoje”, recordou ela. “Todos aqui beberam na fonte de grandes mestres”, pontuou, ao listar ilustres nomes de cada uma das áreas de Ciências Exatas ali contempladas.

A professora destacou ainda o papel dos egressos em suas respectivas atuações profissionais. “O que nos faz cientistas?”, questionou ela, ao que respondeu: “Não só as pesquisas, os experimentos e os pressupostos teóricos. O que nos faz cientistas é a paixão pela descoberta. E ser útil à sociedade, acima de qualquer vaidade intelectual. Aos bacharéis, vai o conselho de um cientista –‘ A imaginação é mais importante do que o conhecimento’. Essas palavras são de Albert Einstein”. Esse primeiro incentivo foi direcionado aos bacharéis.

Já para os licenciados, a professora Wakiyama discursou sobre a nobre função da docência, que ela mesma exerce na Universidade. “O filósofo e educador Antônio Nóvoa afirma que o professor tem a capacidade de transformar informação em conhecimento, mostrando que esse é um profissional cuja missão é nobre e insubstituível. Já em Paulo Freire, aprendemos que educar é muito mais do que ensinar. Educar é pesquisar, constatar, intervir e educar a si próprio”, sintetizou a paraninfa.

Orador que representou todas as turmas, Sílvio Trindade Monteiro proferiu seu discurso num tom de agradecimento, reconhecendo que esta foi apenas uma das tantas vitórias a serem conquistadas. “Sairemos com a sensação de dever cumprido. Sentiremos saudades das risadas, dos professores, do RU e até dos trabalhos que fizemos na véspera da entrega. Nossos agradecimentos hoje vão para os nossos pais e responsáveis, que sempre nos desejaram o melhor e acreditaram na nossa capacidade. Aos professores, que nos deram o alicerce para prosperar nas nossas profissões futuras. Aos colegas de graduação por todo o apoio. E, sobretudo, a Deus. Sem ele, não conseguimos nada. Na esperança de um futuro promissor, seguimos para uma nova etapa. Obrigado”, concluiu emocionado o egresso.

ESTATÍSTICA

· Brenda Correa De Castro