Calouros de Medicina da Ufam participam da Cerimônia do Jaleco

Sebastião Oliveira
Equipe Ascom

Ao todo, 56 novos acadêmicos do curso de Medicina, da turma 102, participaram da Cerimônia do Jaleco, ocorrida na última sexta-feira, 15, no auditório Doutor Zerbini da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam). Durante o evento, os jalecos foram colocados nos alunos pelos pais e familiares e, ao final da cerimônia, foi prestado um juramento à profissão.

Organizada pelo Centro Acadêmico de Medicina (Camed/Humberto Mendonça), a cerimônia teve como objetivo homenagear os acadêmicos ingressantes no curso de Medicina da Ufam, e deu início ao ciclo da turma 102. Compuseram a mesa de abertura a diretora da FM, professora Ione Brum, a professora do Departamento de Patologia e Medicina Legal, Luciana Fujimoto, o presidente do Camed, Humberto Mendonça, o aluno do 7º período, Elizeu Rodrigues Matos e o vice-presidente, Erick Vinícios.

A diretora da FM, professora Ione Brum, congratulou o público presente, aos novos alunos de medicina, pais e familiares.  “É com imenso prazer que estamos recebendo a todos e, principalmente, os calouros que estarão conosco pelos próximos seis anos”, disse a docente, que também falou aos pais que, em outros momentos, os mesmos terão a oportunidade de estar juntos na Faculdade de Medicina. Nesse sentido, a professora desejou aos futuros médicos o aproveitamento necessário para que eles possam se surpreender com a Medicina, pois, segundo ela, a Medicina é capaz de mostrar o tanto que pode fazer a todos.

Para Ione Brum, a medicina é um sacerdócio. Durante seu discurso, a professora contou que recebeu uma mensagem de um pai que dizia estar orgulhoso de ter dois filhos no curso.  Ela completou que também se sente orgulhosa, pois considera que faz parte da vida de cada aluno presente, e lembrou que eles estão apenas começando porque, no futuro, enfrentarão situações diversas. Para tanto, aprenderão a serem médicos a partir da responsabilidade na busca do conhecimento, ressaltou.

“A nossa Faculdade de Medicina é o nosso orgulho. Espero que vocês continuem levando esse carisma aos anos que virão. Temos muita representatividade de profissionais que estão exercendo atividades impares em outras Universidades e países. E desejo que vocês possam trazer esse orgulho pra gente. Enfim, desejo que sejam muito felizes nos próximos 6 anos”, completou a diretora.

A professora Luciana Fujimoto, comovida em seu pronunciamento, disse que se alegra em saber que ‘as crianças’ depois de três árduos anos consecutivos conseguiram ser aprovadas nessa etapa da vida. “Não são só 56 alunos, são 56 multiplicado por mais um pai, uma mãe, um avô, uma avó, uma tia, que tiveram seus compromissos relevados”, disse a professora que parabenizou os pais pela contribuição no apoio nos últimos três.

“Os méritos são deles, mas tenho certeza que cada um apoiou da melhor forma possível. E vão continuar apoiando. Aproveitem a Faculdade, pois terão muitos ensinamentos, assim como oportunidades de amizade. Eu acho que não é só o conhecimento que levamos ao final dos seis anos, mas são as amizades, os laços com colegas e professores”, disse Fujimoto.

Elizeu Rodrigues Matos falou o que representou a Cerimônia do Jaleco quando ingressou na FM. Ele contou que o sentimento com o qual os novos acadêmicos estão sentido, foram os mesmos de orgulho e realização. Na ocasião, o discente disse que os novos acadêmicos receberam o jaleco numa cerimônia simbólica, e acredita que foi a concretização de todo um esforço de estudos que vai desde o ensino fundamental até a correria do vestibular.

“Parabens! Espero que sejam as mudanças nessa Faculdade. A gente tenta como aluno trazer algo novo para deixar a nossa marca. Deixar um legado assim como muitos alunos já fizeram. Por causa deles, das escolhas que fizeram, hoje, a Faculdade é o que é. Conquistou respeito na sociedade. Espero que levem isso adiante. Se preocupem com o nome da Faculdade que levam no peito. Eu sou Ufam, com muito orgulho”, finaliza Matos.