Reitor recebe Isaac Tayah propõe parcerias entre Ufam e CMM e apresenta emenda de R$ 65 mil para atenção básica à pessoa obesa no HUGV

Em visita à Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o vereador Isaac Tayah apresentou três propostas ao reitor, professor Sylvio Puga. Médico que cumpre o sexto mandato parlamentar, ele é o atual responsável pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Manaus (CMM), e pretende, com as ações, uma aproximação da Universidade, com a abertura de oportunidades de estágio, o intercâmbio de informações relevantes entre as ouvidorias das duas instituições, e a reserva de recursos para serem investidos no atendimento de pessoas obesas no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

“São três situações. Primeira: nós vamos aprofundar a cooperação entre as duas ouvidorias, pelo trabalho do professor Carlos Moisés Medeiros. Em segundo lugar, nós recebemos a emenda, que reserva o valor de 65 mil reais para serviço de apoio básico às pessoas com obesidade, e será destinado ao HUGV. E a terceira é que a ouvidoria da Câmara se colocou à disposição no sentido de viabilizar um campo de estágio para os nossos alunos, conforme a demanda da Casa Legislativa”, enumerou o reitor.

“Em primeiro lugar, nós estamos procurando saber se é legalmente aceita a nossa parceria. Nós temos vários locais na Câmara que podem ser usados, por exemplo, para estágio em Serviço Social, Odontologia, Direito, Computação, de modo que possamos receber os estudantes da Ufam para exercer essa parte prática. E será viabilizado pela Ouvidoria da Câmara”, salientou o vereador.

Campo de estágio

No Ofício nº 002/2019 – Ouvidoria/SIC, também entregue ao professor Sylvio Puga durante o encontro, o vereador propõe uma parceria para a cessão de estagiários com o objetivo de atender às demandas de atividades desenvolvidas na Câmara Municipal. No documento, foram elencadas as áreas de interesse, a saber: Serviço Social, Psicologia, Direito, Jornalismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, História, Medicina, Odontologia e Enfermagem. O ofício menciona ainda que o rol de áreas de formação poderá abranger outros cursos ofertados pela Ufam.

Recursos para a saúde

A Emenda nº 032/2018 ao Projeto de Lei nº 347/2018, referente à Lei Orçamentária Anual do Município de Manaus, foi apresentada pelo vereador Isaac Tayah para fixar uma reserva de recursos no valor de 65 mil reais do Fundo Municipal de Saúde. Na justificativa, o parlamentar esclarece a importância do atendimento básico à pessoa com obesidade:

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Visita-Isaac-Tayah.pdf)Visita-Isaac-Tayah-Ufam[ ]1050 kB