Cunhantã Digital – Startup elogiada por Obama e Zuckerberg estará no 2º Workshop na terça, 19

Vanessa Pinheiro, gerente de Treinamento da LaboratóriaVanessa Pinheiro, gerente de Treinamento da LaboratóriaPor Mariane Cruz
Jornalista / Projeto Cunhatã Digital

A Laboratória, uma startup sem fins lucrativos que almeja a inserção de mulheres no mercado de programação e muda a história delas, vem contar essas histórias em Manaus. A Gerente de Treinamento da Laboratória no Brasil, Vanessa Pinheiro, estará no Painel ‘Cultura Ágil aplicada à Educação e Inclusão de Programadoras no Mercado Tech’, no dia 19 de março, às 19h30, no Teatro Manauara. A palestra faz parte do 2º Workshop Cunhantã Digital, que acontece de 18 a 20 de março, em Itacoatiara e em Manaus.

“Nossa intenção é trazer experiências de sucesso para mostrar como a vida de mulheres podem mudar por esse viés da educação e da tecnologia”, explica a professora Tanara Lauschner, coordenadora do evento.

A Laboratória ensina linguagens de programação e habilidades sociais a jovens mulheres e as coloca em contato com grandes empresas para que possam seguir carreiras promissoras na área de tecnologia. Para se ter uma ideia do alcance do projeto, Barack Obama e Mark Zuckerberg já demonstraram publicamente sua admiração pelo trabalho da laboratória.

Programação

O 2º Workshop Cunhantã Digital é uma realização da União Brasileira de Mulheres (UBM) e do Instituto de Computação da Ufam (IComp/Ufam), com o patrocínio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas e do Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (Sidia). As inscrições podem ser feitas no site www.bit.ly/wcunhantadigital2019. Vagas limitadas.

Além de oficinas, o evento vai apresentar as medidas práticas que estão acontecendo pelo Brasil para atrair meninas para as áreas de tecnologia. Um exemplo é o aplicativo para celular Mete a Colher, uma plataforma colaborativa e voluntária, que ajuda mulheres a combaterem a violência doméstica e sair de relacionamentos abusivos. A CEO e cofundadora do Mete a Colher, Renata Albertim, é uma das palestrantes do Workshop.

Para complementar o debate sobre as meninas na Internet, foi convidada a psicóloga Juliana Cunha, coordenadora do Canal de ajuda da SaferNet, organização que atua promovendo os direitos humanos na Internet.

Notícia relacionada

Workshop vai ensinar a fazer aplicativos, planejar canal no Youtube, usar impressora 3D e criar negócios inovadores