Ufam forma 84 novos Pedagogos

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

No dia 11 de março, segunda-feira, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Educação (Faced), formou 84 novos pedagogos. A cerimônia aconteceu no Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor sul do campus universitário.

A colação de grau foi presidida pelo vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, acompanhado da diretora da Faced, professora Silvia Cristina Conde Nogueira. Também fizeram parte da mesa de honra o vice-diretor da Faced, professor Claúdio Gomes da Vitória, a paraninfa do curso, professora Maria da Conceição Monteiro, a patronesse do curso, professora Michelle de Freitas Bissoli, a homenageada com o nome da turma, professora Ágida Maria Cavalcante dos Santos, e a homenageada, professora Raiolanda Magalhães.

Após a entrega dos diplomas, a recém-formada Juliana Mota de Castro, eleita oradora da turma, discursou sobre o início de novos desafios e expressou sua gratidão pelos discentes. “Hoje não é um dia comum, um dia qualquer, é o dia em que se encerra uma jornada para que uma nova se inicie, é o dia em que deixamos para trás um período de formação preliminar, porque, como bem sabemos, um professor sempre está em formação. Esta etapa foi cumprida, árdua, dolorosa, mas acima de tudo, vitoriosa. E por isso estamos aqui. Aos nossos mestres. Nosso muito obrigada, pois sem vocês esse sonho não teria sido possível, vocês são a prova viva de que resistência e persistência são caminhos para a realização de sonhos. Obrigada por nos ensinarem o valor da nossa participação, da nossa atuação, pois assim somamos para a construção de um país menos desigual e mais justo”, declarou a pedagoga.Juliana Mota de Castro, oradora da turma. Juliana Mota de Castro, oradora da turma.

Escolhida pela turma como paraninfa, a professora Maria da Conceição Monteiro se demonstrou honrada por fazer parte da caminhada dos formandos ali presentes. “Trago meu coração cheio de emoção, orgulho e felicidade para compartilhar com vocês. Trago emoção porque sou humana e na companhia de outros humanos com qualidades e vivências tão diversas é difícil não sentir o coração bater mais forte. Trago orgulho porque tive a oportunidade de viver de perto com tantos talentos, construídos e e em construção, no decorrer de sua formação profissional. Trago felicidade por saber que os profissionais que aqui estão recebendo a outorga do grau de licenciados em pedagogia estão aptos a devolveram à sociedade todos os recursos neles investidos, seja pela família, pelos amigos, pelos professores e pelo Estado”, disse a professora.

Na ocasião, a diretora da Faced, professora Silvia Cristina Conde relatou que aquela cerimônia não se tratava de uma despedida dos novos pedagogos. “Pra vocês eu digo um até breve, porque nós vamos nos encontrar nas estradas da vida, nas escolas da vida. E que esse encontro seja um encontro de reconhecimento, de afinidades e de objetivos comuns. Não somos iguais, mas temos um objetivo em comum. Nós queremos uma educação que seja para todos, uma educação que seja direito, e não privilégio. Nós queremos uma sociedade justa e um mundo melhor. Isso nos une. Nós temos uma dever de dizer que sim, somos professores e nos formamos a partir de longos anos de estudo. Não queremos dizer o que as pessoas têm que pensar. Esta não é a nossa função. Nossa função é fazer pensar. Eu tenho certeza que hoje vocês saem da Faculdade de Educação e da Universidade Federal do Amazonas, mas a Faced e a Ufam jamais sairão de vocês”, afirmou a docente.

Docentes compõem a mesa e honra. Docentes compõem a mesa e honra. O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, encerrou a cerimônia afirmando sentir-se emocionado na ocasião. “Apesar dos meus 45 anos de formado, ainda me emociono em um momento como este. É um momento sublime na vida de cada um de vocês. O momento em que vão iniciar uma nova etapa da vida, e que agora realmente vão saber o que é a profissão que decidiram seguir. Espero que sejam felizes na sua profissão, que realizem todos os seus sonhos e nunca se afastem da ética profissional. Vocês estão se formando na universidade pública de melhor qualidade da região norte. Portanto, não façam concessões gratuitas e sigam aquilo que os professores disseram ao longo desse curso. Vocês serão pessoas extremamente úteis para nossa sociedade. Gostaria de agradecer por estudarem na nossa universidade e pedir que levem um pedacinho dela no coração de vocês”, aconselhou aos novos egressos.

Confira a lista de formandos:

Adriana da Silva Fonseca

Jéssica Maciel Cabral

Joana Oliveira de Almeida

Jordana da Silva Vasconcelos

Jozimar Oliveira de Souza (Juramentista)

Jucelino Ferreira de Souza

Juliana Mota de Castro (Oradora)

Kamila Costa Fontes

Kamila Oliveira dos Santos