Dia das Mulheres no HUGV é marcado com roda de conversa, dança circular e cuidados com a pele

Por Hanna Assante
Supervisionada por Alberto Fermin

O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)  promoveu na última sexta-feira, 8, uma programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Pela manhã, no hall do 9º andar, ocorreu uma roda de conversa com o tema “ser mulher na contemporaneidade” e as participantes fizeram uma oficina de dança circular, com o intuito de gerar interação. A palestrante, psicóloga Elaine Cristina, coordenou dinâmicas e falou sobre a construção do papel da mulher e as conquistas ao longo da história.

No período da tarde, consultoras de beleza proporcionaram para servidoras e usuárias um momento de cuidados com a pele e dicas de maquiagem.

Dentre outras atividades realizadas, uma das que mais chamou a atenção foi o desenho de três profissionais. A psicóloga pediu para que as participantes desenhassem um bombeiro, piloto de pesca e neurocirurgião, ficando a critério de cada uma escolher o gênero do seu boneco. Foram desenhadas apenas duas mulheres entre 30 profissionais, e o grupo analisou o estereótipo que existe em algumas profissões, que são vistas como exclusivamente masculinas.

A roda de conversa abordou sobre a luta diária das mulheres, igualdade de gênero, respeito ao ser humano e como as novas gerações têm mudado em relação isso. Elas tiveram oportunidade de trocar experiências e falar o que pensam a respeito do assunto.

Segundo a palestrante Elaine Cristina, é importante falar sobre as mulheres todos os dias, não somente no dia 8 de março. “Nós precisamos estar a cada dia contextualizando quem nós somos, quem nós queremos ser e quais são os nossos direitos”. Além disso, disse que a participação dos homens é fundamental nessas conversas, pois eles também fazem parte da luta.

A psicóloga organizacional do HUGV, Gerusa Carvalho, disse que o evento atendeu as suas expectativas e o objetivo foi alcançado com sucesso. “As expectativas que eu tinha foram atendidas. O objetivo era que as pessoas participassem da roda, refletissem sobre o assunto e emitissem as suas opiniões. Apesar do número pequeno de pessoas, as que participaram conseguiram construir novos conceitos sobre feminilidade”.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.