Projeto CEL seleciona mais de 100 bolsistas, entre pedagógicos e administrativos

Os interessados devem ler atentamente o edital para verificar em qual modalidade e respectivo nível eles poderão concorrer

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

O Centro de Estudos de Línguas da Universidade Federal do Amazonas (CEL/Ufam) lançou edital para selecionar estagiários nas áreas pedagógica e administrativa que atuarão na capital ou no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC). A seleção é voltada aos discentes matriculados na Ufam, com vagas em sete níveis de atuação. As inscrições para bolsista administrativo seguem até o dia 13 de março, enquanto os interessados nas vagas de bolsista pedagógico podem se inscrever até o próximo dia 14. Leia o Edital nº 001/2019.

Os selecionados atuarão ou prestando apoio administrativo ou ministrando aulas no âmbito do Programa CEL ou do Projeto Idiomas sem Fronteiras (IsF), com diferentes cargas horárias, turnos e atividades. Em relação às aulas de idiomas, os bolsistas da área pedagógica poderão lecionar Português, Espanhol, Inglês, Francês, Japonês e Libras, coforme o cronograma de atividades.

Os documentos exigidos para se inscrever, além da ficha de inscrição preenchida, são estes: Comprovante de Matrícula 2019 no período letivo 2019/1 (itens 3.1 e 3.2 do edital); Histórico Escolar atualizado; Declaração de disponibilidade de tempo (sem conflito de horário com as disciplinas da graduação); Carta de Apresentação (experiências e motivação); e Currículo Vitae (acompanhado dos comprovantes, da carteira de trabalho ou de declaração do empregador).

Área administrativa

Ao todo, são ofertadas 23 oportunidades. O cargo de bolsista administrativo está dividido nos níveis 1, 1B, 2 e 3. Para o Nível 1 são cinco vagas com carga horária de 20 horas semanais, atuação de segunda a quinta e sábado, num dos três turnos e bolsa no valor de R$400,00. No Nível 1B, os oito selecionados terão a mesma carga horária semanal, mas distribuída de segunda a sexta, em quatro horas/dia, conforme os horários de aulas detalhados no edital.

Para o Nível 2, são oferecidas seis bolsas no valor de R$800,00, com 30 horas por semana e cinco horas por dia, de segunda a sábado, nos turnos matutino e vespertino. Nesse nível, devido à demanda por conhecimentos específicos, podem concorrer apenas acadêmicos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Administração, Comunicação Social, Letras, Estatística, Economia e Ciências da Computação.

Já o bolsista administrativo de Nível 3, com disponibilizada de quatro vagas, terá carga horária de 30 horas/semanais e cinco diárias, de segunda a sábado. Ele exercerá atividades mais complexas em relação aos demais, elaborando comunicações administrativas e se reportando diretamente com a secretaria e coordenação do CEL. O valor da bolsa será de R$1.200,00. Para atuar neste nível, podem concorrer discentes de pós-graduação da Universidade.

A inscrição deve ser efetivada na Sala da Coordenação do Projeto CEL, das 9 às 12h e das 13 às 17h dos dias mencionados, com o depósito da documentação em envelope identificado com o nome e o cargo pretendido. A coordenação está localizada na sala 28 do Centro de Convivência, Setor Norte do Campus Sede. O resultado desta modalidade será divulgado no dia 15 de março de 2019, na Fanpage do CEL.

Área Pedagógica

Esta modalidade também está subdividida em níveis atuação, conforme as exigências do edital de seleção. O bolsista de Nível 1 ministrará aulas em apenas um turno, somente aos sábados, com 36 vagas disponíveis. Já o Nível 2 prevê a seleção de bolsistas para atuarem em dois turnos do sábado, com pró-labore de R$800,00 e o total de 27 oportunidades. Para ministrar aulas nos cursos intensivos, de segunda a quinta, no turno matutino ou noturno, o candidato receberá bolsa no valor de R$1.200,00. São ofertadas 23 vagas no Nível 3.

Os Níveis 4 e 5 da modalidade pedagógica são ainda mais específicos. O primeiro é para a seleção de três candidatos que ministrem aulas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), lecionando em locais externos à Ufam e com direito a bolsa de R$500,00. Os selecionados no último nível dessa modalidade de bolsa, com sete oportunidades, deverão ministrar aulas no Programa IsF, duas vezes por semana. Eles também terão direito de receber uma bolsa no valor de R$500,00.

Para concorrer nesta modalidade, o candidato deve se inscrever na sala de Coordenação do Colegiado responsável pela Ação para qual quer se candidatar (por exemplo, candidatos interessados na Ação de Língua Inglesa devem se inscrever na Coordenação do curso de Letras Língua Inglesa), entre os dias 8 e 14 de março de 2019, das 9 às 12h e das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira.

Esta seleção será realizada em duas etapas: análise documental, cujo resultado será divulgado no próximo dia 15; e prova didática, a ocorrer no dia 16 de março de 2019, em locais e horários que serão divulgados posteriormente, esta aplicada apenas aos classificados na primeira etapa (Fanpage do CEL). O resultado final das bolsas pedagógicas será publicado no dia 18 de março de 2019, enquanto as atividades iniciam já no semestre letivo 2019/1.

Abaixo, o cronograma completo da seleção: