Reitor será homenageado pela Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas

Gestor da Ufam receberá o Troféu Amantes da Amazônia em solenidade no dia 5 de abril, às 19h30, no auditório do Colégio Martha Falcão

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta sexta-feira, 8, o reitor, professor Sylvio Puga, recebeu, em seu gabinete, o presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), jurista Júlio Antônio Lopes, o qual estava acompanhado do vice-presidente da Alcear, Ernani Garcia dos Santos e do fundador da Academia, Gaitano Antonaccio.

Durante o encontro, os integrantes da ALCEAR entregaram ao reitor o convite para a solenidade de outorga do Troféu Amantes da Amazônia e anunciaram que a autoridade universitária estava entre as seis personalidades homenageadas pela Academia durante a solenidade que será realizada no dia 5 de abril, às 19h30, no auditório do Colégio Martha Falcão (Rua Salvador, 455 – Adrianópolis).

A honraria é conferida às personalidades que, ao longo da vida, destacam-se por ações em defesa dos valores, da cultura e da economia da região amazônica. O presidente da ALCEAR, jurista Júlio Antônio Lopes, destacou as qualidades que fizeram com que o nome do reitor da Ufam fosse bem-recebido pela Academia. “Na Assembleia do silogeu, o colegiado considerou, por unanimidade, que o reitor Sylvio Puga conjuga todos os méritos para figurar em nosso panteão. É um justo tributo que conferimos à trajetória dele”, declarou o presidente da ALCEAR.

O vice-presidente da Academia, filólogo Ernani Garcia dos Santos, afirmou que a manutenção da postura humilde do reitor no exercício de um cargo tão relevante o credenciaram para o recebimento da honraria. “Foi uma escolha magnífica por tudo o que ele tem realizado no Amazonas, por tudo o que faz. Sabemos que não é fácil administrar uma Universidade e percebemos que ainda assim ele não foi tomado pela vaidade. Sempre recebe todos com muita disposição. Merece a homenagem”, observou o acadêmico da ALCEAR.

Fundador da ALCEAR, o escritor Gaitanno Antonaccio,  também ressaltou as qualidades do professor Sylvio Puga. “O Sylvio foi apontado por unanimidade pelos trabalhos que tem realizado, pelos congressos e demais eventos internacionais que têm trazido para a Ufam e isso faz com que tenhamos, de forma bem realçada os excelentes efeitos da administração dele para a Amazônia”, concluiu o acadêmico.

Confira a lista de homenageados

Baby Rizzato

Roberto Tadros

Sylvio Puga

Chico da Silva

Gaitano Antonaccio

Arnaldo Santos

Sobre a ALCEAR

A Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR) foi criada no dia 5 de setembro de 2003, em solenidade no Studio 5 Centro de Convenções e tem como idealizador e fundador o escritor e jurista Gaitano Antonaccio.