Aula Magna encerra Semana de Acolhida do PPGCASA

Secretário defende que região Norte seja recompensada por preservar a Floresta Amazônica.Secretário defende que região Norte seja recompensada por preservar a Floresta Amazônica.O Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) encerrou a Semana de Acolhida aos estudantes de 2019 com Aula Inaugural ministrada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira. A atividade foi realizada no auditório do Centro de Ciências do Ambiente da Ufam, na manhã desta sexta-feira, 1º de março.

Desde a segunda-feira, calouros e veteranos do PPGCASA participaram da programação realizada para apresentar a estrutura e funcionamento do curso. De acordo com o coordenador do evento, professor Henrique Pereira, a iniciativa, que está em sua terceira edição, é importante por facilitar as relações entre os membros do programa e dar segurança quanto ao trabalho a ser desenvolvido. “Esse é o momento da chegada dos novos estudantes do programa e, ao longo dos anos, fomos percebendo que a ausência desse momento causava efeitos retardados, como a falta de conhecimento dos professores orientadores”, diz. “Um dos objetivos é promover a aproximação, criar um bom ambiente de convívio, proporcionar a interação entre os estudantes, os veteranos e ingressantes, contato com egressos. O que a gente espera é que o efeito seja percebido pelos novos estudantes porque isso é para eles”, detalha.

No último dia da Semana de Acolhida de 2019, o coordenador avalia positivamente o resultado do evento.  “O impacto é significativo. Alguns estudantes teriam dificuldades em se localizar, em estabelecer suas relações interpessoais e essa semana acelera e muito esse processo. Eles encontraram com os professores, estabeleceram contato com os demais estudantes, compreenderam melhor programa. Isso facilita muito e tem efeito psicológico e emocional favorável”, completou.

Novos alunos são recepcionados na Semana de Acolhida do PPGCASA 2019.Novos alunos são recepcionados na Semana de Acolhida do PPGCASA 2019.Comemorando 20 anos de criação, o PPGCASA tem 405 razões para celebrar, 354 são os estudantes diplomados em nível de mestrado e 50, no doutorado. Em 2019, a equipe formada por 12 professores permanentes e 25 colaboradores dá as boas vindas aos 11 alunos do curso de mestrado e 15 de doutorado. Segundo a coordenadora do programa, professora Maria Olívia Simão, para este ano, estão previstas atividades como o Seminário de Avaliação Estratégica cujo propósito é levar o programa à melhoria do conceito junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, portanto, oferecer melhor formação aos seus estudantes.  “Estamos planejando o nosso seminário de avaliação estratégica onde queremos discutir como está o curso depois de uma trajetória de 20 anos, identificar os egressos e se a nossa formação ainda atende esse cenário de inserção que é necessário. A partir dele, iremos traçar novos desafios e um deles é a internacionalização, necessária para alcançarmos o conceito cinco. Precisamos melhor também as publicações em conjunto, professores e alunos. Nós estamos buscando melhorar nesse âmbito”, expôs a professora.

Aula Magna 2019

Titular da Secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema) há 60 dias, Eduardo Taveira é egresso do PPGCASA. Na Aula Magna, o secretário abordou os desafios do Amazonas em relação à área ambiental. Partindo de conceitos como os dos limites planetários e de mudanças climáticas, o secretário ressaltou que para o efetivo desenvolvimento sustentável da região Amazônica é preciso haver também o cuidado em relação à melhoria dos índices de desenvolvimento humano da região. Para tanto, o gestor defende que a região seja recompensada por preservar a floresta, desta forma seria possível investir na melhoria da qualidade de vida da população local. “Para isso é preciso investir em pesquisa para que se possa avaliar o valor econômico da floresta em pé”, comentou o secretario da Sema.