‘Vida Ativa’ realiza evento carnavalesco

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Programa Vida Ativa, do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas promoveu na manhã desta sexta-feira, 22, evento carnavalesco direcionado ao público acadêmico da Ufam. O evento faz parte da programação deste ano do Programa e tem como objetivo a promoção da saúde e os aspectos socioculturais dos seus participantes.

Um café da manhã deu início à programação do evento e, em seguida, a banda musical ‘Vida Ativa’, com a participação da escola de samba Mocidade Independente do Coroado, animou o evento com marchinhas e sambas de enredos. Mais de 60 pessoas estiveram presentes e participaram ativamente da festa que tinha como cenário despertar as manifestações socioculturais e a promoção de atividades físicas ao público.

Segundo a coordenadora do Programa, Marlucia Mendes, a festa teve como objetivo promover a interação entre o público que participa do Programa com servidores da ativa que também participaram. “O ‘Vida Ativa’, além da promoção da saúde do servidor da Ufam que se aposentou, também estimula o público a se envolver em questões culturais do País. É um evento representativo porque estimula funções psicoculturais que impactam na socialização da comunidade. A ideia é promover, ao longo do ano, inúmeros eventos com este objetivo”, disse a coordenadora Marlucia Mendes.

O idealizador do evento, o fisioterapeuta do DSQV, Raimundo Lucena, destacou a satisfação da realização da festa. “É a primeira vez que fazemos um evento de carnaval do ‘Vida Ativa’. Fiquei feliz de participar ativamente na construção da festa para os meus colegas que não estão mais na ativa. Como trabalho no Programa e estou em contato com eles todos os dias, resolvemos promover o evento para estimular a relação social, como também a saúde”, afirmou Lucena.

A servidora aposentada da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam, Lindalva Coutinho, ressaltou que uma festa tem a função de aproximar as pessoas de forma descontraída e ao mesmo tempo a promoção da saúde. “O relacionamento social anda em crise no Brasil e precisamos encontrar meios para alterar este cenário. A festa é um estímulo para mudança de comportamento”, ressaltou.

“Participo do ‘Vida Ativa’ há muitos anos e a ideia do evento foi excelente. A atividade festiva estimula a boa relação entre os participantes, além de promover inúmeros benefícios para saúde”, destacou outra participante do programa, Dalcimar de Souza.    

     

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable