Ufam gradua 20 alunos do Instituto de Computação

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

Na noite da última quinta-feira, 21, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concedeu grau a 20 alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software do Instituto de Computação (Icomp), em cerimônia celebrada no Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor sul do campus Universitário.

A sessão foi presidida pelo pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Waltair Vieira Machado, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga. Também fizeram parte da mesa de honra a diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, o paraninfo do curso de Ciência da Computação, professor Leandro Silva Galvão, o paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Moises Gomes de Carvalho, o patrono da turma de engenharia de Software, professor Cesar Augusto Viana, o homenageado com o nome da turma, professor Altigran Soares, e o professor Alexandre Passito.

Eleito orador da colação, Timoteo Fonseca Santos demonstrou em seu discurso sentir orgulho de sua turma por ter superado os obstáculos apresentados durante a graduação. “O curso de Ciência da Computação nos apresentou muitos desafios, ele realmente não é fácil, mas o fato de estarmos aqui hoje é prova de que conseguimos superar todos eles. Eu e meus colegas sabemos muito bem dos sacrifícios que foram necessários para chegar até aqui. Noites em claro, matérias difíceis e entregas de relatórios. Foi uma jornada árdua mas, felizmente, não foi uma jornada solitária. Em muitos momentos pudemos contar com a ajuda de outros. Creio que todas essas adversidades, que superamos juntos, acabaram fortalecendo ainda mais os nossos laços de relacionamento ao longo de todos esses semestres. Agora é a chance de finalmente celebrar a vitória”, discursou o recém formado.

O professor Leandro Silva Galvão, o paraninfo do curso de Engenharia de Software, aproveitou a oportunidade para aconselhar os novos profissionais da computação. “Não gastem esse recurso precioso e finito que é o seu tempo comparando sua vida com o sucesso de outras pessoas, porque isso só fará com que vocês demorem mais para encontrar seu próprio sucesso. O nome disso é felicidade”. Também utilizou seu tempo para agradecer os recém formados. “Pode parecer que o tempo todo eu tentei ensinar vocês sobre computação, mas na verdade, eu também aprendi muito com vocês sobre como fazer um curso melhor, lecionar melhor, sobre como tratar melhor o posto de coordenação que eu assumi e como tratar melhor as pessoas. Não foi através apenas das certezas escritas em letras frias nos textos, mas foi através das dúvidas que transbordavam através das mentes ativas de vocês que eu pude aprender isso”, disse o professor.

Refletindo sobre o futuro dos formandos, a professora Tanara Lauschner falou sobre a jornada profissional que estavam ali iniciando. “Com certeza vocês vão enfrentar muitos desafios e muitos problemas, que podem ser ‘NP-completos’ e ‘NP-difíceis’ ou que podem apenas ser problemas mais simples, mas que vocês vão encarar ao longo da vida profissional. É importante que lembrem desse período dentro da universidade, desses desafios que tiveram que enfrentar, e dos aprendizados que tiverem aqui dentro, para que não desistam dos problemas, para que não achem que eles sejam maiores do que sua capacidade, porque vocês foram muito bem treinados para resolver problemas”, afirmou a diretora do Icomp.

O pró-reitor de Inovação Tecnológica, Waltair Vieira Machado, lembrou em sua fala sobre um dos principais papéis dos professores durante a jornada dos formandos. “Somos encarregados pela sociedade de darmos nosso melhor, para nos reproduzirmos, porque esperamos que vocês sejam melhores profissionais do que o que nós conseguimos até o momento. Essa renovação é extremamente importante, e precisamos acreditar que vocês serão melhores do que nós, porque, caso contrário, nós é que falhamos”, apontou. O professor completou sua fala aconselhando os recém egressos. “A capacidade não se esgota no diploma, vocês não chegaram no final. Muito pelo contrário, estão apenas começando. Muitos desafios virão, mas é extremamente importante que vocês reconheçam que, a cada tombo, a cada derrota, cabe uma volta por cima. Levantar, sacodir a poeira e ir em frente”, declarou antes de oficialmente encerrar a cerimônia.

Confira a lista de formandos:

Bacharelado em Ciência da Computação

Bruno Hebert Rabelo de Souza

Bruno Matthaus Maia Souto Orlando

Gabriel Graca Saldanha

Gabriel Pereira da Costa

Ivo Machado de Souza

Juliana Castro da Silva

Karlla Bianca Lima Batista

Mario Damhur Moraes Muller

Mikael Souza Silva

Rodrigo Augusto de Souza Marques