Ufam outorga grau a mais 20 cirurgiões dentistas

Formandos agradecem a familiares e professores o auxílio durante a graduação.Formandos agradecem a familiares e professores o auxílio durante a graduação.Mais 20 novos profissionais de odontologia foram entregues à sociedade. A cerimônia de outorga de grau dos formandos da Faculdade de Odontologia (FAO) foi realizada na noite de quarta-feira, 20 de fevereiro, no Auditório Eulálio Chaves.

O mesmo lugar, o Auditório Eulálio Chaves, as mesmas pessoas, os estudantes da turma de odontologia de 2013, dois momentos que ficarão eternizados na memória de cada um, a matrícula e a formatura na Federal do Amazonas. A viagem no tempo é inevitável. Passado, presente e futuro se confundem ali. A alegria estampada nos rostos também é a mesma. Novamente chamados um a um, eles foram apresentados à sociedade como os mais novos cirurgiões dentistas do Estado.

Presidindo a solenidade, representando o reitor Sylvio Puga, estava a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, acompanhada dos professores Eduardo Dominguez, diretor da FAO, Karina Toda, coordenadora do curso, Andrezza Moura, paraninfa, Tânia Cristina Brito, patronesse, e Gustavo Henrique Pimentel, homenageado com o nome da turma.

A gratidão foi a palavra-chave do discurso da oradora, Larissa da Costa e Silva, que reconheceu a participação de familiares, professores e colegas de turma na conquista do diploma de ensino superior. “Em muitos momentos eles creram em nossa capacidade mais do que nós mesmos. Eu imagino a transformação que os pais que estão aqui hoje veem quando olham para os seus filhos porque nos acompanharam nessa montanha-russa que é a vida. Dedicamos inteiramente essa conquista, essa vitoria aos pais, mães e familiares”, declarou ela, homenageando as famílias pelo êxito obtido.

A paraninfa, professora Andrezza Moura, destacou em seu pronunciamento a união da turma, o trabalho de cada um em prol do sucesso de todos. “Quando procuro resumir a turma em apenas uma palavra a primeira que me vem à mente é família; porque é isso que vocês realmente são, se respeitam e se amam acima de tudo. É muito difícil dentro de uma turma haver uma sintonia total. Existem grupos, muitas vezes discussões e brigas, mas nessa turma sempre houve um vínculo fraterno”, elogiou a professora. “Foi muito bom ensinar vocês porque vocês me ensinaram muito também. O mais gratificante foi poder acompanhar e assistir o crescimento de vocês como dentistas”, revelou.

Pró-reitora orienta egressos a valorizar a relação paciente-dentista. Pró-reitora orienta egressos a valorizar a relação paciente-dentista. Já o diretor da FAO, professor Eduardo Dominguez, abordou a satisfação que a faculdade tem em formar mais uma turma de profissionais. Salientando o compromisso da unidade acadêmica com a formação de seus estudantes, o diretor falou das iniciativas para o maior desenvolvimento da faculdade e consequente crescimento da qualificação de seu corpo discente. “Nós temos hoje o programa de pós-graduação, temos a perspectiva de mudarmos de endereço e virmos aqui para o campus, de melhorar o nosso atendimento, a nossa capacidade de atendimento ao público. E esse papel que a Faculdade de Odontologia tem na sociedade amazonense já dura mais de cinco décadas”, expôs.

Em discurso, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, parabenizou os novos cirurgiões dentistas formados pela Ufam e ressaltou o comprometimento que deve fundamentar a relação entre paciente e dentista. “Vocês estão vendo o desafio de vocês? É, sim, uma conquista, um passo de cada vez”, disse. “Construa amor com seus pacientes que eles permanecerão ao lado de vocês e levarão muitos outros”, orientou.

Um dos graduados da noite, Leonardo Appel da Silva é o primeiro cirurgião dentista da família. Ansioso para exercer a profissão, ele conta que o interesse pela carreira surgiu durante a educação básica, quando descobriu a importância da saúde bucal para a autoestima e saúde física das pessoas. Em seu último dia na Ufam, ele já fala com saudade dos anos de formação.  “Passou muito rápido. Vai ficar muita saudade, com certeza. Muita gratidão por todos os professores que nos ajudaram tanto, nos ensinando e nos mostrando um caminho certo para a gente seguir na nossa profissão”, comenta. Vencidos os cinco anos de curso, o egresso estimula os novos alunos da FAO a investirem em sua formação que, em breve, estarão novamente no Auditório Eulálio Chaves vivenciando a conclusão de uma importante conquista em suas vidas. “Eles terão que correr atrás e estudar muito, se dedicar bastante que tudo vai dar certo”, afirmou. Quanto aos colegas de faculdade e agora de profissão, Leonardo é categórico. “Desejo tudo de bom para eles. Que todos consigam emprego logo, se deem bem na vida e tenham muito sucesso”, finalizou.

Confira a lista dos graduados em Odontologia:

CAMILE LUISA LIRA SIDOU

FLAVIANE COSTA DE CARVALHO