Ufam e HUGV certificam 62 médicos residentes

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, entrega certificado aos residentes do HUGV/EbserhReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, entrega certificado aos residentes do HUGV/EbserhPor Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Os 62 médicos residentes fazem parte dos Programas de Residência Médica do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A solenidade de entrega dos certificados, presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ocorreu na noite de sexta-feira, 15, no auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do Campus Universitário.

Estiveram presentes, além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o titular da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), professor Waltair Machado, a diretora da Faculdade de Medicina (FM), professora Ione Brum, o superintendente do HUGV/Ebserh, professor Júlio Lima, o gerente de Atenção à Saúde do HUGV, professor Luís Lima, o gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, professor Jucimar Nunes, nesse ato representando a Comissão Estadual de Residência Medica do Amazonas (Cermam) e o coordenador da Comissão de Residência Médica, professor Vanderson Barbosa.

Ao proferir seu discurso, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, saudou a mesa de abertura em nome da diretora da "Agenda em Brasília serviu para alinhavar e garantir melhorias para o HUGV/Ebserh", frisou o reitor Sylvio Puga"Agenda em Brasília serviu para alinhavar e garantir melhorias para o HUGV/Ebserh", frisou o reitor Sylvio PugaFaculdade de Medicina, professora Ione Brum e também do superintendente do HUGV/Ebserh, Júlio Lima. Em seguida, relatou três fatos que ocorreram neste ano que representariam o compromisso da Administração Superior com o Hospital Universitário e a Faculdade de Medicina. Ele mencionou a audiência ocorrida, em Brasília, no dia 4 de fevereiro, com o novo presidente da Ebserh, general Oswaldo Ferreira, quando se discutiu a conclusão do prédio do HUGV, que tem previsão de entrega para 30 de setembro. “Na oportunidade, fizemos as tratativas para que esse prazo seja efetivamente cumprido”, frisou o reitor.

Sobre a segunda agenda, o reitor Sylvio Puga relatou outra audiência, também ocorrida em Brasília, na última quarta-feira, 13, com o ministro da Educação, Ricardo Vélez, em que destacou as tratativas da obra do Hospital e de sua representatividade para o estado do Amazonas. Em seguida, disse que no mesmo dia, aconteceu audiência com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, cuja pauta também estava relacionada ao HUGV e à Universidade. “Faço questão de dizer isso, porque sempre tenho dito que desde quando assumi a reitoria, o HUGV seria uma das prioridades de nossa gestão”, garantiu. Nesse sentido, o reitor mencionou o esforço da equipe comandada pelo superintendente do HUGV, professor Júlio Lima, de não se restringir somente ao atendimento à sociedade, mas a formação de profissionais qualificados de um Hospital diferenciado, ou seja, de um Hospital Escola.

“Hoje, na verdade, essa festa é uma celebração. Os grandes responsáveis por essa festa são os senhores. Por toda a dedicação, todo o empenho, por acredita exatamente que é possível fazer com que a medicina seja cada vez mais voltada a cura do paciente. Portanto, gostaria de parabenizar os senhores, os familiares, os convidados; parabenizar todo esforço do HUGV e da Faculdade de Medicina. Dizer que a Universidade está honrada com essa vitória que celebram nesse momento. Portanto, desejo sucesso a cada um dos senhores”, concluiu o reitor.

Na ocasião, o superintendente do HUVG, professor Júlio Lima, parabenizou os médicos residentes. Superintendente do HUGV/Ebserh fala ao público Superintendente do HUGV/Ebserh fala ao público  “Estamos trabalhando para fazer do hospital um espaço ainda mais adequado à prática da residência médica”, disse.

Durante a sessão solene, a diretora da FM, professora Ione Brum, saudou as autoridades e agradeceu a contribuição e apoio de todos os envolvidos na formação dos residentes.

Confira a relação dos residentes, conforme suas especialidades:

Residência Médica em Anestesiologia

Alessandro Alencar De Oliveira