Colação de grau dos Cursos de Educação Física e Fisioterapia gradua 73 profissionais da FEFF

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A cerimônia de outorga de grau para os 73 profissionais dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam) foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, na noite desta quinta-feira, 14, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário.

Na sessão solene, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou a diretor da Feff, professor João Libardoni, e demais autoridades da composição da mesa de abertura, sendo ovacionados cada um deles pelo público, assim como professores e alunos presentes na plateia. Em seu pronunciamento, o reitor lembrou que os cursos da Feff estão em festa pela comemoração de sua criação. “É um ano especial e hoje, estamos celebrando a vitória de 73 novos formandos e da maior turma de Fisioterapia que cola grau neste momento”, comentou.

Na ocasião, o reitor Sylvio Puga disse que existe uma preocupação da Administração Superior de atender as demandas da Feff e de toda a Universidade. E afirmou que após a audiência em Brasília, na última quarta-feira, 13, com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão e com o ministro da Educação, Ricardo Vélez, foram pontuadas demandas da Universidade, dentre elas, a criação do Centro de Referência em Fisioterapia, considerada obra importante para a Faculdade, além da remodelação da pista de atletismo. “Trabalharemos incansavelmente para que essas duas novas obras acontecerem na Feff”, ressaltou.

Sylvio Puga disse ainda que os formandos são o orgulho da Universidade. Ele justificou que, como representante da Instituição, percebe o quanto o nome da Universidade é citado, pois há respeito pelas autoridades por onde passa. Segundo ele, o indicador para essa avaliação, são os ex-alunos que no exercício profissional, nas diversas áreas de atuação, levam o nome da Universidade com excelência, com dedicação e comprometimento, que fazem de seus formadores orgulhosos na participação de formação desses egressos.

“Onde quer que estejam, atuando profissionalmente, sejam no nosso Estado ou em qualquer lugar do Brasil, tenham orgulho de nossa Universidade, que é uma Instituição respeitada no Norte Brasil. Isso é fruto do trabalho de nossa comunidade, dos professores, dos técnico-administrativos, que, em sinergia com os alunos, elevam cada vez mais o nome da Ufam”, completou Sylvio Puga.

Durante a sessão solene, o diretor da Feff, professor João Libardoni, cumprimentou o reitor, professor Sylvio Puga, os patronos e paraninfas das turmas, autoridades e público presente.  De acordo com ele, a Feff vive um momento histórico, e cita a criação do curso de Educação Física, em 1969 e datas relevantes de consolidação da Faculdade. Esse processo, segundo o professor, resultou de um sonho que foi plantado, acreditando que a Faculdade daria certo. “Hoje, vendo o auditório lotado e com 73 formandos, confirma minha certeza de que realmente o sonho deu certo”, disse o diretor. “Tanto os profissionais de Educação Física quanto os Fisioterapeutas têm a grande responsabilidade de levar para sempre a marca da FEFF. Nós, Fisioterapeutas e professores de Educação Física, somos a profissão do futuro. Não deixe a individualidade tomar conta,  precisamos da coletividade para que as coisas possam dar certo”, finaliza o diretor.

Estiveram presentes, além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e o diretor da Feff, professor João Libardoni, os paraninfos dos Cursos de Licenciatura em Educação Física, professora Minerva Amorim, de Bacharelado em Promoção Saúde de Lazer e Treinamento Esportivo, professora Inês Streit, de Fisioterapia, professora Ayrles Mendonça e os patronosdos Cursos de Educação Física, professor Lúcio Ferreira,  de Bacharelado em Promoção Saúde de Lazer e Treinamento Esportivo e o homenageado com o nome da turma do Curso de Educação Física, professor João Ferreira, bem como o homenageado do curso de Promoção Saúde e Lazer e Treinamento, professor Dagmar Leão, e o patrono e homenageado do Curso de Fisioterapia, professor Fabio Maciel.

Confira a lista de formandos:

Formandos do Curso de Licenciatura em Educação Física:

Alberto Lobato Goes Junior

Menaide Bulcao de Lima

Miqueias Castro da Silva Brito

Yana Barros Hara

Formandos do Curso Bacharelado em Educação Física - Promoção Saúde e Lazer:

Alessandra Nunes Teixeira

Ariely Minhos Coelho

Jair Robert Vieira Andrade

Paula Vitoria Reboucas dos Santos

Venilton Falcao Barros Junior