Propesp realiza treinamento sobre a Plataforma Sucupira

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Gestores têm oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a plataforma. Gestores têm oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a plataforma. Voltado para a melhoria das avaliações dos programas de pós-graduação da Universidade, o Treinamento de Uso da Plataforma Sucupira, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), capacita gestores dos programas de pós-graduação (PPGs) para atenderem às demandas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referentes à avaliação dos cursos. O treinamento teve início nesta segunda-feira, 04 de fevereiro, e encerra na tarde da terça-feira, 05, no laboratório II da Faculdade de Tecnologia.

Conduzido pela segunda vez pela docente da Universidade Federal do Pará e membro do Conselho Superior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora Maria Ataíde Malcher, o curso intensivo tem o objetivo de dar maior domínio e segurança aos coordenadores e secretários dos PPGs quanto ao processo de elaboração e registro das atividades dos programas dentro da plataforma online da Capes, elemento essencial para a avaliação dos cursos de pós-graduação oferecidos no País.

De acordo com a Pró-reitora da Propesp, professora Selma Baçal, o treinamento é uma das estratégias para melhorar o desempenho dos PPGs da Ufam nas avaliações da Capes.  “Todos os anos é preciso preencher o banco de dados da melhor forma possível. Por isso, sempre fazemos o treinamento no início do ano porque em março teremos de enviar essas informações à Capes referente a 2018”, informa a pró-reitora. “A ideia é que todas as dúvidas sejam tiradas para que eles alimentem a plataforma de forma mais completa, informando sobre o que foi feito para que a avaliação a ser feita seja fiel ao que realizamos ou o mais próximo disso. O preenchimento da plataforma com qualidade é essencial para que a avaliação seja boa, real e bem feita”, acrescentou a gestora.

Apresentando os principais conteúdos da página, a condutora do curso ressaltou a necessidade dos profissionais conhecerem, por exemplo, o documento de área e o relatório da avaliação anterior de cada programa constantes na plataforma. “É primordial que vocês conheçam esses documentos para que possam se orientar por eles”, comentou a professora da UFPA, ao esclarecer que os arquivos expõem o que deve ser levando em conta nas ações e registro destas na Plataforma Sucupira.

Curso é uma das ações da Propesp para elevar conceitos de programas.Curso é uma das ações da Propesp para elevar conceitos de programas.A plataforma é atualizada ano a ano e já apresenta novos elementos que precisam ser inseridos na edição de 2019, como os dados relativos ao fluxo de alunos e demandas por curso de mestrado e doutorado. “Hoje, podemos dizer que a maioria dos nossos programas de pós-graduação tem oferecido à Capes, na Plataforma Sucupira, uma qualidade melhor de informações em relação ao que  se fez no ano anterior”, expôs a pró-reitora.“Estamos buscando gravar as informações e curso para depois disponibilizar para os nossos colegas”.

Outras estratégias adotadas pela Propesp para elevar os conceitos dos cursos de pós-graduação da Ufam são: premiar as melhores teses e dissertações em 2019, referentes a 2018 e, dar sequência às reuniões do fórum de coordenadores de pós-graduação que acontecem mensalmente e promover as avaliações externas que todos dos programas.

“Tem vindo avaliadores externos à Ufam para conversar com os docentes e estudantes para buscar melhores indicadores para aumentar a nota dos programas ao final do quadriênio. Esse é um trabalho conjunto que estamos fazendo como parte do Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-Graduação (PACPG)”, explicou a professora Selma Baçal.