EEM realiza colação de grau de 27 profissionais da área de enfermagem

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Ao todo, 27 novos profissionais receberam diploma de enfermeiros pela Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam). A colação de grau ocorreu nesta quinta-feira, 31, no auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do Campus Senador Arthur Virgílio Filho.

Estiveram presentes, representando o reitor da Ufam, Sylvio Puga, o vice-reitor, professor Jacob Cohen, o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor David Lopes Neto, diretora da EMM, professora Nair Chase, a coordenadora do curso, professora Gilsirene Scantelbury e a paraninfa e homenageada com o nome do curso, professora Ana Carolina Scarpel Moncaio.

Profissionais formados na melhor universidade brasileira

Em pronunciamento, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o vice-reitor, professor Jacob Cohen, declarou a abertura do evento, e cumprimentou as autoridades e o público presente. Cohen acredita que o profissional de enfermagem do sistema de saúde, é comparável, como no seio familiar, a mãe, que segundo ele, o profissional de enfermagem é a pessoa que tem capacidade de gerenciar o sistema de saúde. “O titulo que estão levando hoje como enfermeiro e enfermeira, formados pela Universidade Federal do Amazonas, sem dúvida nenhuma, é da melhor Universidade da Região Norte”, disse o professor.

Cohen disse ainda que, os novos profissionais por onde passarem não devem esquecer de levar o nome da Universidade, o qual considera forte. “Uma história de 110 anos, labutando em todas às áreas do conhecimento humano. Mas do que isso, levando conhecimento para essa imensa Região Amazônica para o Brasil e para o mundo”, completa o vice-reitor que recomenda aos egressos o não afastamento daquilo que foi recebido de bom na Escola de Enfermagem, e destaca a ética como o principal valor como base de reconhecimento de um bom profissional.

Simbologia da Lâmpada da Enfermagem

A lâmpada da Enfermagem, cuja chama deve permanecer acesa durante todo o rito de outorga, é o símbolo da Enfermagem, representando o cuidado e o zelo inerentes aos que se dedicam a esse ofício.  Na ocasião, a diretora da EEM, professora Nair Chase, esclarece a simbologia e referencia aenfermeira britânica Florence Nightingale  por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.  A partir desse fato, a lâmpada passou a ser o símbolo da Enfermagem, completa a diretora.

Nair Chase finaliza seu discurso. “Na qualidade de diretora da EEM da Ufam tenho prazer de entregar 27 enfermeiros para o Amazonas, para o Brasil e para o mundo. Tendo a convicção que os novos profissionais farão a diferença na assistência de enfermagem na saúde onde quer que atuarem”.

Relação dos novos profissionais de enfermagem:

1. AGDA TAINAH MOURA DOS SANTOS
  2. ALDINA IACY PAULAIN HOLANDA