Nada Consta online é simples e rápido. Saiba como solicitar

O Sistema de Bibliotecas da Ufam (Sistebib), para melhor atender a comunidade acadêmica, disponibiliza ‘Nada Consta’ de maneira ágil e fácil por meio do site próprio e do sistema E-campus. O atestado é entregue ao usuário imediatamente por meio Portal do Aluno ou em até dois dias úteis pelo site, evitando filas, espera e visitas ao setor. Documento é necessário para indicar situação regular dos usuários do serviço.

Estudante ou servidor que necessite apresentar o ‘Nada Consta’ a setores como as Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), pode solicitá-lo no módulo Biblioteca do Portal do Aluno ou pelo site do Sistebib, na aba Serviços.

Para quem fizer o pedido pelo site, o sistema requer informações como nome, matrícula (estudantes) ou número de cadastro no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) para servidores, telefone, e-mail e motivo da solicitação.

De acordo com Geyse de Carvalho, servidora da Divisão de Tecnologia da Informação da Biblioteca Central, os interessados em obter o documento precisam escolher uma das duas opções de solicitação: a temporária e a definitiva. A primeira, ‘Declaração de Nada Consta por Matrícula’, é válida por período letivo e não serve para quem está deixando a Universidade definitivamente por conclusão de curso, aposentadoria ou outra razão. Neste caso, o indicado é pedir a ‘Declaração de Nada Consta para Evasão’.

Após receber o pedido, o setor procede a pesquisa no sistema interno, o Pergamum, para verificar a existência de pendências. Não havendo, o ‘Nada Consta’ é gerado e enviado para o solicitante no prazo máximo de dois dias úteis. “Caso ele [o usuário] esteja com restrições (devendo livros) na biblioteca, o documento não será emitido e ele deverá procurar a biblioteca que frequenta para regularizar-se”, explica a responsável.

Outro serviço online disponível no site do Sistebib é a elaboração de ficha catalográfica. Acadêmicos de graduação e pós-graduação podem gerar a ficha para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

Usuários podem ainda acessar o site do Sistema de Bibliotecas da Ufam para contatar um bibliotecário por meio do chat para mais informações.