Pedagogia da Faced/Ufam obtém nota 4 no indicador de Conceito Preliminar de Curso

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

A licenciatura em Pedagogia ofertada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) recebeu a nota quatro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), esta vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado é relativo à avaliação realizada em 2017 e foi divulgado na forma do indicador Conceito Preliminar de Curso (CPC).

A formação de pedagogos é ofertada nos turnos matutino e vespertino, com mais de 600 matrículas ativas. “No último semestre, tivemos 667 alunos matriculados, sendo 360 pela manhã e outros 307 à tarde”, informa o vice-diretor da Faculdade no exercício do cargo de diretor, professor Cláudio Gomes da Victória. Ao todo, 73 professores compõem o quadro da Faced, do quais aproximadamente 70% são doutores, enquanto os demais têm o título de mestrado. Além da graduação em Pedagogia, a Unidade Acadêmica oferece formação para professores indígenas.

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, os cursos da Ufam têm sido trabalhados pelas coordenações e pelos Núcleos Docentes Estruturantes no intuito de alcançar a excelência, com a nota cinco. “As médias dos cursos da Ufam ficavam em torno de três, entretanto, nos últimos dois anos, temos elevado os conceitos para quatro, inclusive com uma nota cinco entre os dez avaliados entre 2017 e 2018”, afirma o titular da Proeg, referindo-se à graduação em Letras-Libras.

“A licenciatura ministrada na capital está dividida em dez períodos distribuídos em cinco anos. Cada um deles tem quatro turmas, sendo duas no matutino e duas no vespertino”, acrescenta o vice-diretor, segundo quem as atividades se ensino são voltadas para atender ao curso de pedagogia, ao curso formação de professores indígenas e às demais licenciatura da Ufam em Manaus. “Ministramos as disciplinas pedagógicas e Metodologia do Estudo, além de auxiliar nas atividades do Parfor [Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica]”, esclarece o professor Cláudio da Victória.

Ao ponderar sobre a conquista da nota quatro, o diretor em exercício da Faced mencionou pelo menos três fatores relevantes para o aumento da nota. “Atribuo esse reconhecimento principalmente à atuação comprometida dos docentes, a uma coordenação pedagógica comprometida com os estudantes e com as suas necessidades cotidianas e a um olhar ampliado para a formação do pedagogo o que permite aos discentes mergulharem nos significados da atuação do pedagogo no âmbito educacional”, enumera.

Em relação à nota quatro da Pedagogia ofertada na capital, o professor David Lopes reitera o recente investimento, nos últimos cinco anos, e cujo resultado ele classifica como bastante satisfatório. “O curso passou por uma avaliação in loco, por uma comissão do Inep/MEC, o que exige um trabalho contínuo nas dimensões de organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Isso mostra que a Universidade tem fortalecido essas frentes”, completa o titular da Proeg.

Quanto à organização didático-pedagógica, o Departamento de Apoio ao Ensino (DAE) da Proeg atua junto às coordenações de curso os projetos pedagógicos, no intuito de que eles se amoldem tanto às diretrizes curriculares da graduação quanto à realidade regional e local. O corpo docente da Pedagogia, em especial, se beneficia pela crescente oferta de mestrados e doutorados na estrutura da própria Faced, o que se reflete no ensino de graduação. Por fim, a infraestrutura da Unidade experimenta ganhos importantes devido a um planejamento institucional, inclusive com a ampliação do acervo bibliográfico, seja ele físico ou digital.

Pesquisa e Extensão

Em se tratando de pesquisa, a Faced abriga ainda o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), com mestrado e doutorado. Também há grupos de pesquisa credenciados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Núcleos de Estudos e pesquisas. “Os docentes orientam iniciação científica, sendo que, nas últimas duas edições, nós tivemos quatro trabalhos entre os melhores das áreas de Sociais Aplicadas e Humanas e Sociais”, destaca o diretor em exercício.

Na extensão, os projetos são desenvolvidos conforme as temáticas de interesse dos professores, com destaque, por exemplo, para as atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (Nepped), cujo trabalho envolve o atendimento especializado e atuação na rede pública municipal de ensino de Manaus.

Em dezembro passado, teve início o projeto de reforma do bloco administrativo e de gabinetes para os professores, um passo importante para a melhoria das condições de trabalho. Ainda no quesito de infraestrutura, a Faculdade está equipada com laboratórios de Ciências e Matemática e de Alfabetização e Letramento, uma Brinquedoteca e um novo Laboratório de Informática, conferindo um salto de qualidade nas práticas de graduandos e pós-graduandos.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable