Comitê de Ética em Pesquisa Ufam-HUGV é homologado pela Conep

Entidades avaliam os projetos de pesquisa que envolvem seres humanos e orientam os pesquisadores sobre o tema. Há 15 CEPs no Amazonas.

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) registrou o Comitê de Ética em Pesquisa nº 9167, o CEP Ufam-HUGV, junto ao Sistema Plataforma Brasil. Com a aprovação, a pesquisa em saúde desenvolvida no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ganha um reforço institucional. Agora, Ufam e HUGV-Ebserh abrigam juntos dois dos 15 comitês existentes no Amazonas, tendo sido o primeiro deles instalado na Escola de Enfermagem de Manaus (EEM).

Além de homologar os novos comitês de ética, a Conep ficou responsável atribuiu aos docentes Deborah Laredo Jezini e Plínio José Cavalcante Monteiro os perfis de coordenação do CEP instalado no HUGV-Ebserh. Demais inclusões e atualizações de membros são realizadas pela coordenação junto à Plataforma Brasil. Esse sistema nacional é mantido pelo Ministério da Saúde e sua atuação está fundamentada em normativas do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Reforço na saúde

O primeiro CEP instalado na Universidade foi criado pela Portaria do Reitor nº 558/99, de 20 de abril de 1999, tendo sido aprovado pela Conep em agosto de 2000 sob o número de registro 5020. Trata-se de comissão constituída por treze membros das várias áreas do conhecimento, e um representante dos usuários, cuja finalidade é avaliar a pesquisa com seres humanos no âmbito da Instituição, a qual atua sempre em conformidade com a legislação brasileira vigente.

“O CEP-HUGV surge num momento em que há necessidade de implementação da política das pesquisas na área de medicina e de outras áreas próprias do HUGV. Um único CEP para toda a Ufam já não estava sendo suficiente tanto para fazer a regulação das pesquisas – sejam elas clínicas ou experimentais que envolvem seres humanos – como também na difusão da educação em pesquisa”, afirma o gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV-Ebserh, anestesista Jucimar Carneiro. “Ou seja, esse CEP vem para suprir uma carência, pois é um aparelho para fomentar e criar a pesquisa dentro da Universidade”, completa o médico.

Mais informações

CEP Ufam (nº 5020) – localizado na EEM, endereço Rua Teresina, nº 495, Adrianópolis, telefone (92)3305-1181 ramais 5100/5112, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

CEP Ufam-HUGV (nº 9167) – localizado no HUGV-Ebserh, endereço Rua Tomás de Vila Nova, nº 4, Praça 14 de Janeiro, telefone (92)3305-4707, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..