Proext e Comando Militar da Amazônia debatem a criação da Universidade Federal do Alto Solimões

Durante o encontro, as autoridades militar e universitária destacaram as potencialidades do município de Benjamin Constant para sediar uma nova Universidade Federal no Amazonas.

General César Augusto Nardi, do Comando Militar da Amazônia e o pró-reitor de Extensão da Ufam, professor João Ricardo Bessa Freire, durante encontro na tarde desta terça-feira, 22General César Augusto Nardi, do Comando Militar da Amazônia e o pró-reitor de Extensão da Ufam, professor João Ricardo Bessa Freire, durante encontro na tarde desta terça-feira, 22Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
O pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, professor João Ricardo Bessa Freire e o Comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), General César Augusto Nardi de Souza se reuniram na tarde desta terça-feira, 22, para discutir acerca da localização da nova Universidade Federal a ser criada na região do Alto Solimões.

Aposta em Benjamin Constant

Segundo o pró-reitor de Extensão, professor João Ricardo Bessa Freire, o município de Benjamin Constant, a 1.119 km de Manaus, reúne as condições ideais para a instalação da Universidade Federal que atenderá ao Médio e Alto Solimões. “Acreditamos que a melhor forma de garantir e efetivar a segurança nacional na tríplice fronteira entre Colômbia, Peru e Brasil seja o investimento em educação e não o aprimoramento de material bélico ou o deslocamento de mais soldados para lá. A implantação definitiva de uma nova Universidade na região vai criar massa crítica, gerar pesquisas e, ao desenvolver ali uma consciência de brasilidade, uma consciência amazônica voltada para a defesa de nosso território, isso certamente irá inibir o tráfico de drogas e armas”, argumentou a autoridade universitária.

Mais universidades no Amazonas

A criação de duas novas universidades federais no Amazonas, uma para atender ao Médio e Alto Solimões e a outra para atender ao Médio e Baixo Amazonas, foi enviada pelo ex-presidente da República, Michel Temer, em mensagem governamental, em dezembro de 2018, ao Congresso Nacional