Reitor da Universidade do Porto visita a Ufam

Durante o encontro, participantes debateram sobre a ampliação da parceria e oferta inédita do mestrado e doutorado em indústria 4.0

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, acompanhado do vice-reitor, professor Jacob Cohen; do chefe de gabinete da reitoria, professor Almir Liberato; da assessora de Relações Internacionais, professora Leda Brasil, e do diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, professor João Libardoni, recebeu,  na manhã desta segunda-feira, 21, o reitor da Universidade do Porto, professor António Sousa Pereira, e a pró-reitora da Universidade portuguesa, professora Joana Carvalho.

Em Manaus desde o último sábado, os representantes da Universidade portuguesa vieram prospectar as possibilidades de ampliação da parceria firmada com a Universidade Federal do Amazonas. Durante o encontro no gabinete da Reitoria, os participantes debateram acerca da ampliação da oferta de bolsas de mobilidade acadêmica e da parceria no oferecimento de cursos de pós-graduação  na área de indústria 4.0.

Parceria para oferecer cursos inéditos

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, relembrou a visita que fez à Universidade do Porto, em meados de 2018, e agradeceu a parceria de longa data da Universidade portuguesa. “Estive na Universidade do Porto no ano passado. Para nós, da Ufam, é uma grande satisfação contar com vocês, ainda mais neste momento de emergência da indústria 4.0, em que o Ministério da Economia acaba de instar a Ufam a liderar esse processo de oferta inédita dos cursos de mestrado e doutorado em indústria 4.0. Afirmamos que contar com a parceria de vocês é fundamental para o êxito desta empreitada”, comentou o reitor.

Reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria, na manhã desta segunda-feira, 21Reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria, na manhã desta segunda-feira, 21

Estudo de doenças tropicais

O reitor da Universidade do Porto, professor António Pereira, destacou que a missão principal da vinda ao Brasil é fortalecer os vínculos com a Ufam. “Prezamos por uma educação global. Temos uma jornada longa da Ufam como parceira, principalmente na área da Educação Física, mas temos bastante interesse de ampliar a parceria para a área de saúde, principalmente no que se relaciona aos estudos das doenças tropicais. As mudanças climáticas são um fato, não uma fantasia como alguns tentam pregar e Portugal deve estar preparada para enfrentar as doenças tropicais, pois a tendência é que elas cheguem a regiões onde atualmente predomina o clima temperado e a Ufam, com seus vastos conhecimentos na área, é a parceira ideal para nos auxiliar a nos prepararmos para esses novos tempos”, afirmou o reitor.

O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, disponibilizou-se a ajudar nesta empreitada. “É muito bom saber do interesse de vocês em estudar as doenças tropicais conosco. Minha tese de doutorado foi sobre as alterações oftalmológicas causadas pela hanseníase, considerando que o Brasil tem alta incidência da doença, considerada como endemia tropical. Então eu mesmo sou muito interessado no assunto e me disponho a auxiliar nesse projeto da Universidade do Porto”, declarou o vice-reitor.

Universidade do Porto e FEFF Ufam

O diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/Ufam), professor João Libardoni, ressaltou a importância da Universidade do Porto para a FEFF. “Quero externar minha satisfação em recebê-los e destacar o quanto a Universidade do Porto é importante para a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. Através do convênio firmado com a Universidade do Porto, muitos dos nossos professores puderam fazer o mestrado ou doutorado em Portugal e nossa Unidade Acadêmica tem crescido bastante graças a essa mobilidade”, declarou o gestor.

Fortalecimento da mobilidade acadêmica

A assessora de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Brasil, ressaltou que a Universidade do Porto adota um modelo de gestão inspirador para a Ufam. “A Universidade do Porto é um exemplo para nós e nos espelhamos na grandiosidade da Universidade de vocês. Reconhecemos o apoio prestado e desejamos que a mobilidade, que atualmente favorece seis alunos por semestre, seja ampliada através da concessão de bolsas de outras modalidades”, destacou a assessora.

Ao final da reunião, os alunos da Ufam que fizeram mestrado ou doutorado  na Universidade do Porto foram apresentados ao reitor. “Eles são a concretude da parceria entre Ufam e Universidade do Porto. Em 2022 vamos comemorar os trinta anos da nossa parceria com a Universidade do Porto e pretendemos promover um grande evento para celebrar essa atuação em equipe”, afirmou o chefe de gabinete, professor Almir Liberato.