Ufam/UEA firmam convênio e abrem 2 mil vagas em Programa de Estágio da Prefeitura de Manaus

Por Sebastião de Oliveira
Equipe AscomFoto: Mário Oliveira / Semcom Prefeitura de ManausFoto: Mário Oliveira / Semcom Prefeitura de Manaus

A assinatura do convênio foi firmado na tarde da última sexta-feira, 18, na sede da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), Bairro de Compensa, Zona Oeste. O Programa de Estágio da PMM oferecerá até 2 mil vagas para 2019 a alunos de graduação das Universidades, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), coordenadora do Programa Municipal de Estágio.

O objetivo do Programa é conceder, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, por meio da SEMAD, o campo para realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios para alunos de graduação das universidades. A parceria permitirá a complementação da formação de estudantes participantes, contribuindo para processo ensino e aprendizagem, a partir da integração de treinamento prático e aperfeiçoamento técnico, científico e social.

Estiveram presentes, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o vice-reitor, professor Jacob Cohen, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA),Cleinaldo Costa, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, o secretário da Semad, Lucas Bandeira, além de autoridades municipais.

Na oportunidade, o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, cumprimentou as autoridades presentes e disse que, para a Universidade é um momento de importância a assinatura do convênio que se abre ao jovem estudante. Ele lembra que, enquanto aluno de Medicina, foi estagiário na Secretaria Municipal de Saúde (Semed/Manaus), e tinha consciência da importância do estágio para a inserção no mercado de trabalho. O vice-reitor parabenizou a Prefeitura de Manaus pela iniciativa.

Para Jacob Cohen, a Prefeitura de Manaus tem um papel de proximidade com a população que mais necessita de estágio. De acordo com ele, a Universidade tem sua importância na formação, e, no final dela, há necessita de o aluno ter estágio para que possa confirmar aquela profissão, ou em alguns casos, recusá-la. “Então, o estágio é importante, e estamos muito felizes em pactuar o convênio com a Prefeitura de Manaus, disse o vice reitor.

De acordo com a Semad, as universidades deverão indicar os alunos participantes que ficarão sob a orientação de professores orientadores e servidores municipais. A carga horária é de 20 a 30 horas semanais, com contrato de seis meses, prorrogáveis por até dois anos. Os detalhes foram definidos de acordo com as disciplinas de estágio cursadas pelos estudantes e ajustadas pela Supervisão Geral de Estágio da Semad, que deverá alocar os estagiários em setores das secretarias municipais.

Segundo a Semad, o convênio com a Ufam tem duração de cinco anos. São 117 cursos de graduação, que possuem como pré-requisito para conclusão do cumprimento de estágio curricular obrigatório. Para a Semad, o universitário poderá aliar teoria e prática, conhecendo as particularidades da administração pública.

Com a UEA, por meio de Termo de Cooperação Técnica, com vigência também de cinco anos, até 1 mil estudantes poderão desenvolver suas atividades de estágio obrigatório na estrutura municipal. Alunos de 47 cursos devem participar do projeto por meio da parceria firmada.