Cecane-Ufam orienta nutricionistas do interior sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar

Ao receber a nutricionista responsável técnica pela alimentação escolar Kelly Barbosa e o secretário de Educação de Alvarães, e também a nutricionista responsável técnica pela alimentação escolar Danyelle Arduini de Itamarati, representantes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane-Ufam) orientaram os visitantes sobre as atividades técnicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O encontro ocorreu no último dia 16 de janeiro.

No evento, foi abordado o passo a passos de aquisição dos gêneros da Agricultura Familiar para o PNAE, além de temas como recebimento de produtos, correto preenchimento do projeto de vendas, pesquisa de preço, elaboração dos custos do cardápio, compra de alimentos processados e descrição de alimentos para compor edital de chamada pública.

As parcerias de articulação para a agricultura familiar, a participação dos indígenas na chamada pública, a avaliação do estado nutricional dos escolares e as atividades de educação alimentar e nutricional foram outros importantes pontos explanados. Houve ainda a partilha e a troca de experiências vividas no dia a dia nos municípios, além de ter sido disponibilizado, por meio digital, vasto material referente ao PNAE.

A equipe do Cecane-Ufam se colocou à disposição para sanar possíveis dúvidas sobre a implantação da chamada pública municipal e demais questões (referentes ao PNAE) que posam surgir ao longo de 2019. A professora Regismeire Viana, que coordena o Cecane-Ufam, e as agentes PNAE Elisabete França e Lorena Nascimento também estiveram presentes.