Ufam participa de formação com agricultores familiares em Rio Preto da Eva

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane-Ufam), vinculado à Faculdade de Medicina (FM) e sediado no Núcleo de Atividades Integradas do Instituto de Ciências Biológicas (NAI-ICB), participou do encontro de formação sobre o processo de aquisição da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE), no último dia 15 de janeiro, em Rio Preto da Eva.

O encontro foi promovido pela Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação do Rio Preto da Eva, e teve por objetivo capacitar os agricultores familiares no processo de compra da agricultura familiar para o PNAE. Desse modo, é mantido o percentual de compra de 30% do recurso fornecido pelo governo federal, conforme a Lei n°11.947/2009.

A atividade ocorreu na Escola Municipal João Luiz Hartz, localizada no ramal ZF9 de Rio Preto da Eva e teve participação de 27 agricultores familiares, além do gerente local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas e do Coordenador da Alimentação Escolar do município.

A palestra ministrada pela professora Regismeire Viana Lima, coordenadora de gestão do Cecane-Ufam, abordou a importância da agricultura familiar para o PNAE e os dez passos para a aquisição da agricultura familiar para o PNAE. Durante a palestra, houve participação ativa dos agricultores familiares. Eles esclareceram suas dúvidas sobre a temática e expuseram vivências quanto ao processo de venda para o PNAE.