Quase 60 indígenas do Alto Solimões concluem primeira etapa da formação de professores

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Ao todo, 57 acadêmicos oriundos dos municípios de Benjamim Constant, São Paulo de Olivença e Tabatinga, no Alto Solimões, concluíram a primeira etapa do curso de Formação de Professores Indígenas, esta promovida por intermédio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) no interior.

A turma, formada por indígenas das etnias Tikuna e kokama, teve o apoio do Instituto de Natureza e Cultura (INC), Unidade Acadêmica da Ufam localizada em Benjamin Constant. Essa é uma das turmas de um total de cinco que estão em andamento, com oportunidades em São Gabriel, Lábrea, Manicoré e no Médio Solimões. Até o momento, três turmas já se formaram.

O curso foi coordenado pela professora Jonise Nunes, enquanto a professora Rita Floramar atuou na função de coordenadora de avaliação. No Seminário parcial de avaliação, os estudantes decidirão em que área eles devem atuar, dentre estas: Exatas e Biológicas; Humanas e sociais; Letras e Artes. Após a escolha, prosseguem estudando na área específica.

Licenciatura Indígena

Trata-se de um curso com características específicas e diferenciadas, criado em atendimento a uma demanda dos povos indígenas.  Na Ufam, as atividades são desenvolvidas com o financiamento do Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de dar apoio à formação superior de professores que atuam em escolas indígenas de educação básica.