Departamento de Planejamento Estratégico orienta gestores da Ufam quanto à elaboração do novo relatório de gestão

Novo relatório é inspirado no formato Relato Integrado, adotado pelo Ministério da Fazenda desde 2017

Diretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Ufam, estatístico Herbett Rodrigues, destaca as vantagens do novo modelo de relatório de gestãoDiretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Ufam, estatístico Herbett Rodrigues, destaca as vantagens do novo modelo de relatório de gestão

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Em atenção à Decisão Normativa 170, de 19 de setembro de 2018, do Tribunal de Contas da União (TCU), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) passa a adotar um novo modelo de Relatório de Gestão.

No formato Relato Integrado, que consiste em uma nova abordagem para a preparação de relatórios baseada em processos de controle de gestão, o documento preza pela concisão e demonstra como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas adotados por uma organização levam à geração de valor, a curto, médio e longo prazo.

O diretor do Departamento de Planejamento Estratégico, Herbett Rodrigues, pontua os benefícios que serão trazidos para a Universidade com este novo modelo. “Já realizamos, no dia 21 de dezembro, uma reunião com todos os pró-reitores para apresentar as alterações. Ao adotar esse novo modelo, o relatório da Ufam investirá bastante em infográficos para dinamizar a apresentação. A mensagem do dirigente máximo, por exemplo, tem que ser feita em apenas duas páginas; a gestão de riscos, que é uma novidade, deve ocupar, no máximo, cinco páginas; a área contábil exige um espaço maior e para as áreas que exigirem detalhamento, devem ser disponibilizados links. Tudo isso está previsto na Normativa que os gestores deverão observar”, destaca o gestor.

Acesse, em anexo, as orientações para a elaboração do Relatório de Gestão de 2018.