Alunas da Ufam conquistam prêmio de melhor banner em Congresso na Bahia

Discentes do curso de Ciências Biológicas, Renata de Souza Mendonça e Mayara Cristina Moraes de Lima, participaram do IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI), o qual teve como tema “O Meio Ambiente como uma problemática social”

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

As alunas da Licenciatura em Ciências Biológicas Renata de Souza Mendonça e Mayara Cristina Moraes de Lima participaram, de 4 a 6 de dezembro, do IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI), promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UFVSF), em Juazeiro, na Bahia.

Organizado pelo Programa Escola Verde, O COBEAI foi realizado com o apoio de várias instituições de ensino superior da região, como a Univasf (sede do evento em Juazeiro-BA); a UNEB; a UPE; o IF do Sertão Pernambucano e a Facape, além de outras instituições socioambientais do Vale do São Francisco e de demais regiões do país.

Campus da Ufam como ambiente de aprendizagem

Durante o Congresso, que reuniu estudantes, professores, pesquisadores e ambientalistas para debaterem e compartilharem experiências sobre a Educação Ambiental e os desafios que estão nos campos da Educação e do Meio Ambiente, as alunas da Ufam apresentaram a pesquisa “A percepção das trilhas do campus da Ufam como um ambiente de aprendizagem e ensino de Biologia”. O trabalho foi realizado através de um Programa de Atividade Curricular de Extensão(PACE), onde alunos de ensino médio da Escola Estadual Sant’ana puderam aprender e se conscientizar sobre a importância da preservação das trilhas do campus ao mesmo tempo em que entraram em contato com aspectos sociais e ecológicos sobre o meio ambiente e a consciência ambiental.

Experiências de vida

A aluna Renata de Souza Mendonça afirmou que a participação no Congresso foi uma experiência ímpar. "Foi muito gratificante poder compartilhar um pouco sobre o Amazonas com os participantes do Congresso, que eram de várias partes do Brasil. Eu e a Mayara éramos as únicas estudantes do Amazonas e o nosso trabalho representou todo o Estado. Muitas pessoas demonstraram interesse pela nossa pesquisa devido à imensidão da área verde do campus da UFAM e por considerarem importantes trabalhos como esse, pois o conhecimento leva a mudanças de atitude. Muitos deles também ressaltaram que fizemos uso de uma educação ambiental com abordagem crítica e fiquei muito feliz, pois é a tendência atual e o melhor de tudo foi que ainda recebemos um certificado de reconhecimento durante a cerimônia de premiação do evento. Isso foi muito recompensante”, declarou a aluna.

A possibilidade de conhecer os projetos de Ciências Biológicas de outras universidades foi o aspecto destacado por Mayara Cristina Moraes de Lima. “Participar do IV COBEAI foi de grande importância para minha formação acadêmica. Além de o evento abordar assuntos de grande relevância como a preservação do meio ambiente e como trabalhar tais assuntos na sala de aula, também me proporcionou muitas oportunidades de entrar em contato com pesquisadores de vários estados brasileiros, podendo conhecer os projetos existentes em diversas universidades, além de poder mostrar um pouco sobre o Amazonas e a nossa Universidade, gerando grande curiosidade e vontade dos demais participantes em conhecer nossa cultura, nossa universidade e a nossa Amazônia”, ressaltou a congressista.

 

 

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable