Nova diretoria do ICB toma posse para o quadriênio 2018/2022

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A solenidade de posse dos novos gestores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam), quadriênio 2018/2022, da diretora, professora Rozana de Medeiros Souza Galvão e do vice-diretor, professor José Fernandes Marques Barcellos, ocorreu na tarde desta terça-feira,18, no auditório Samaúma, Setor Sul do Campus Universitário. A cerimônia foi presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga.

Em seu pronunciamento de abertura, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou a nova direção do ICB, após assinatura de posse, que está constituída pela diretora, professora Rozana de Medeiros Souza Galvão e vice-diretor, professor José Fernandes Marques Barcellos, assim como, a ex-diretora, professora Sônia  Carvalho, além de professores que se destacaram nos últimos anos.

Na ocasião, o reitor lembrou fatos importantes que há 25 anos marcaram seus primeiros contatos com a nova diretora no âmbito da  Universidade, e, em seguida, disse também que quando tomou conhecimento da eleição no ICB, ficou feliz em saber de sua participação no processo eleitoral, em razão de sua conduta. O professor Sylvio Puga disse ainda que, não é fácil dirigir qualquer setor da Universidade, mas quando se percebeu o interesse dos candidatos das quatro chapas concorrentes no processo eleitoral, o reitor entendeu que é louvável a coragem, a determinação, o desprendimento em querer gerir a causa pública. Em razão disso, o reitor Sylvio Puga parabeniza a todos que participaram no processo eleitoral.

O reitor diferencia a gestão anterior com a futura. Quando a ex-diretora, professora Sonia Carvalho assumia estava naquele momento preventivo, no qual concentrava todas as forças, tendo apoio da Administração Superior para a construção do novo prédio de graduação e pós-graduação, comenta o reitor.

Para a gestão da professora Rosana, disse o reitor, será um momento de ouro, importante, jamais visto pelo Instituto, pois, considerando o consórcio firmado com importante entidade, a exemplo do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a nova gestão encontrará um cenário externo favorável para o desenvolvimento da pesquisa científica no Amazonas.   Para alcançar o sucesso, foi necessário melhorar a estrutura física, a contração de novos doutores e a mudança de paradigma, disse o reitor que acredita que o futuro do ICB é de vitórias para a Ufam.

“Eu só quero desejar muito sucesso. Quero dizer para a nova gestão que pode contar com a Administração Superior para os novos desafios, e declaro encerada a sessão”, comentou o reitor Sylvio Puga.

A diretora, professora Rosana Galvão, disse em seu discurso que, é uma honra, satisfação e responsabilidade, gerir o instituto, e acredita que, irá entender os anseios da comunidade do ICB que agraciou indicando para a nova gestão. “Nós recebemos essa missão com plenitude e gratidão, fazendo jus e confiança em nós depositado. No próximo quadriênio deixaremos a nossa parcela de contribuição, procurando resgatar o espírito de convivência em grupo. Melhorar a nossa socialização entre os três segmentos, docente, discente e técnico administrativo”, ressaltou a professora.

Dentre as propostas da nova gestão, Rosana Galvão destacou o fortalecimento dos cursos de graduação: Biotecnologia, Ciências Biológicas e Naturais. Na Área de Pós-Graduação, cita o de Zoologia, biotecnologia e Imunologia. Nesse sentido, a diretora disse que a nova gestão quer continuar contribuindo para que o ICB continue sendo a Unidade com curso de formação de excelência. Na Área da Pesquisa e Pós-Graduação, a divulgação de estudos deve ser abrangente tanto em nível nacional quanto internacional. No contexto gerencial, a professora quer viabilizar áreas de socialização, reestruturação de  locais ainda não inaugurados, segurança e outros

O vice-diretor, professor José Fernandes, saudou autoridades e público presente, e, agradeceu a todos, principalmente, aqueles que ajudaram na campanha eleitoral. No seu discurso, o professor reafirma seu compromisso de campanha que é tornar a Ufam um lugar de retorno aprazível aos ex-alunos.

Saiba mais sobre os novos gestores

Professora Rozana de Medeiros Souza Galvão

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Biotecnologia pela Ufam. Tem experiências na Área de Genética com ênfase em Genética de Microrganismo, atuando principalmente nos seguintes temas: bulbos enofídicos de plantas tropicais, atividades enzimáticas, fitopatógenos produtores metabólicos secundários e marcadores moleculares.

Professor José Fernandes Marques Barcelos

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de pesquisas da Amazônia (INPA) e doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi aluno especial do Curso de Medicina da Ufam. É professor e orientador na Programa de Pós-gaduação em Imunologia Básica e Aplicada da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência nas Áreas de Biologia e Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente em Histopatologia. Utiliza a Histotecnia e a Bioengenharia Celular como ferramenta de pesquisa na Área Biológica e da Saúde. Pós-doutorado em Cultura de Células Condrogênicas e Terapia Celular pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro.