Nova edição da Revista Geonorte traz 36 textos e seção dedicada à revisão teórico-conceitual

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Contemplando vasta produção que aborda uma diversidade de temas sob o ponto de vista da Geografia, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG-Geo) lançou o 9º volume do periódico Geonorte, de número 33, que compreende os meses de julho a dezembro de 2018. Embora mantenha o tradicional formato de textos e editorias, a Revista inova ao incluir a seção intitulada “Revisão Teórico-conceitual”, com dois manuscritos.

O primeiro, redigido por Tatiana Schor e So Yon Jun, trata a temática da Hepatite na Amazônia Legal a partir de uma revisão da literatura na área. Já o segundo, cuja autora é Mariza Ferreira da Silva, avança com uma abordagem multidisciplinar acerca das noções de paisagem. O objetivo da autora deste último texto é estabelecer uma compreensão dessas noções para o diagnóstico ambiental e para a gestão territorial.

Atualmente, a Geonorte possui várias indexações e os trabalhos são publicados com o Digital Object Identifier (DOI). Ao todo, a edição é composta por 36 trabalhos nas diversas modalidades.

Na seção Resenha, Thiago Oliveira Neto faz a análise da obra intitulada "Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território", dos autores Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry.

A nova edição do periódico apresenta artigos científicos a respeito da Geografia e de áreas afins de diversos estados do Brasil. Entre os manuscritos está “Dinâmicas Comerciais Da Cidade De Oiapoque – AP: Sob o contexto fronteiriço”, de autoria de Audalice dos Santos Feitosa e Edenilson Dutra de Moura. Já a problemática dos resíduos sólidos é apresentada no texto “Disposição Irregular dos Resíduos Sólidos Urbanos e suas Influências na Saúde Pública no Município de Mucajaí – RR”, escrito por Franciene Cruz da Silva, Márcia Teixeira Falcão, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Renan Bruno Vieira do Vale e Haroldo Scacabarossi.

A utilização de produtos de sensoriamento remoto foi o tema abordado pelos autores Diego Lima Crispim, Paulo Eduardo Silva Bezerra, Rodrigo Silvano Silva Rodrigues, Artur Sales de Abreu Vieira, Fábio Venilson de Sousa Pereira e Lindemberg Lima Fernandes, no bojo do artigo “Uso e ocupação do Solo e sua Associação com a Temperatura da Superfície Terrestre no Município de Baixio – CE”.

As bacias hidrográficas também mereceram destaque na edição, sendo abordadas no texto “Diagnóstico Físico-conservacionista da Microbacia do Ribeirão Inhumas – GO”, dos autores Tavvs Micael Alves, Diogo Silva Pena, Rherison Tyrone Silva Almeida. “Dinâmica do uso da terra na paisagem na microbacia do Igarapé do Quarenta, Manaus – AM”, escrito por Gabriela Mendonça da Silva. Além desses, a “Análise de aspectos hidrológicos das sub-bacias do Parnaíba e Itapecuru em Timon – MA”, foi realizada pelos pesquisadores Tiago Rodrigues da Silva e Cristiano Jackson da Costa Coelho.

Primeiros passos

Na seção reservada aos trabalhos de Iniciação Científica, este número divulga dois trabalhos, reforçando a participação de graduandos na divulgação científica promovida pelo periódico. O primeiro é “Avaliação do impacto sonoro da termoelétrica na área urbana do município de Humaitá – AM”, de Fabiana Patrícia Silva, Miqueias Lima Duarte e Amazonino Lemos de Castro. Já o segundo é intitulado “A Identificação das áreas de preservação permanente no município de Santarém, estado do Pará, Brasil, a partir de técnicas de geoprocessamento”, escrito por Simmon Viegas, Rodolfo Maduro Almeida e Felipe de Souza e Souza.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable