Professor do curso de Administração da Ufam, Sandro Breval, tem trabalho premiado pelo Conselho Federal de Administração

O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou na manhã da última quarta-feira (12), o julgamento do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração. O professor do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam), Sandro Breval Santiago, foi premiado no concurso na modalidade Artigo Profissional.
O concurso analisou três artigos nas modalidades de participação: Profissional, Acadêmico e Técnico, além da categoria de dissertação ‘Pós-Graduação Stricto Sensu’. Ao todo, 18 trabalhos foram examinados no período de um mês pela banca avaliadora e a premiação ocorreu no dia 12 de dezembro último.
A reunião do Comitê de Julgamento do Prêmio contou com a avaliação de três profissionais da área: o vice-presidente do CFA, Carlos Henrique Mendes da Costa, o vice-presidente regional da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, Marcelo Iwersen, e o professor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Clóvis Ricardo Montenegro.
O prêmio teve como objetivo a divulgação e valorização da produção científica realizada por profissionais de Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. Os participantes disputaram prêmios de até R$ 12 mil.
Com o título ‘Modelo conceitual de logística humanitária: uma análise sobre os refugiados e a gestão epidemiológica’, o professor Sandro Breval Santiago foi um dos premiados na modalidade Artigo Profissional. A premiação é o reconhecimento da importância da produção científica desenvolvida pelo docente. É uma importante pesquisa que retrata um tema atual e que dá subsídios para análise e controle na administração de fenômenos humanitários e de saúde em um grupo populacional exposto a condições precárias. “A premiação é o reconhecimento da produção científica. Realizar uma pesquisa sempre envolve inúmeros fatores. É um trabalho difícil e que leva tempo para produzi-lo. Ser reconhecido por uma Instituição como o Conselho é uma grande honra”, afirmou o professor Sandro Breval.
Categorias
O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração foi dividido por categorias. Nas modalidades ‘Artigo Acadêmico’ e ‘Artigo Técnico’, a participação foi restrita aos estudantes de cursos de bacharelado em Administração, de cursos de educação profissional técnico de nível médio e de cursos superiores conexos à Administração, considerados em Resoluções Normativas do CFA, matriculados em Instituição de Educação Superior (IES), credenciadas pelo MEC e participantes dos Sistemas Federal, Estadual ou Municipal de Educação Superior.
Já as modalidades ‘Artigo Profissional’ e ‘Pós-graduação Strictu Sensu’ foram voltadas para administradores, mestres em Administração, doutores em Administração, gestores e tecnólogos com registro no Conselho Regional de Administração (CRA).
Nesta edição, os trabalhos inscritos precisavam atender a temas específicos. Para as modalidades Artigo Acadêmico, Artigo Profissional e Artigo Técnico, o assunto era: “Desafios para o profissional de Administração na Gestão da Saúde no setor privado” ou ‘Desafios para o profissional de Administração na Gestão da Saúde no setor público’.
Já os mestres e doutores inscritos na modalidade ‘Pós-graduação stricto sensu’, dissertação e tese foi sobre tema próprio da Administração.