Professor do curso de Administração da Ufam, Sandro Breval, tem trabalho premiado pelo Conselho Federal de Administração

Professor Sandro Breval Santiago da FESProfessor Sandro Breval Santiago da FESPor Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou na manhã da última quarta-feira (12), o julgamento do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração. O professor do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam), Sandro Breval Santiago, foi premiado no concurso na modalidade Artigo Profissional.

O concurso analisou três artigos nas modalidades de participação: Profissional, Acadêmico e Técnico, além da categoria de dissertação ‘Pós-Graduação Stricto Sensu’. Ao todo, 18 trabalhos foram examinados no período de um mês pela banca avaliadora e a premiação ocorreu no dia 12 de dezembro último.

A reunião do Comitê de Julgamento do Prêmio contou com a avaliação de três profissionais da área: o vice-presidente do CFA, Carlos Henrique Mendes da Costa, o vice-presidente regional da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, Marcelo Iwersen, e o professor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Clóvis Ricardo Montenegro.

O prêmio teve como objetivo a divulgação e valorização da produção científica realizada por profissionais de Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. Os participantes disputaram prêmios de até R$ 12 mil.

Com o título ‘Modelo conceitual de logística humanitária: uma análise sobre os refugiados e a gestão epidemiológica’, o professor Sandro Breval Santiago foi um dos premiados na modalidade Artigo Profissional. A premiação é o reconhecimento da importância da produção científica desenvolvida pelo docente. É uma importante pesquisa que retrata um tema atual e que dá subsídios para análise e controle na administração de fenômenos humanitários e de saúde em um grupo populacional exposto a condições precárias. “A premiação é o reconhecimento da produção científica. Realizar uma pesquisa sempre envolve inúmeros fatores. É um trabalho difícil e que leva tempo para produzi-lo. Ser reconhecido por uma Instituição como o Conselho é uma grande honra”, afirmou o professor Sandro Breval.

Categorias

O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração foi dividido por categorias. Nas modalidades ‘Artigo Acadêmico’ e ‘Artigo Técnico’, a participação foi restrita aos estudantes de cursos de bacharelado em Administração, de cursos de educação profissional técnico de nível médio e de cursos superiores conexos à Administração, considerados em Resoluções Normativas do CFA, matriculados em Instituição de Educação Superior (IES), credenciadas pelo MEC e participantes dos Sistemas Federal, Estadual ou Municipal de Educação Superior.

Já as modalidades ‘Artigo Profissional’ e ‘Pós-graduação Strictu Sensu’ foram voltadas para administradores, mestres em Administração, doutores em Administração, gestores e tecnólogos com registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

Nesta edição, os trabalhos inscritos precisavam atender a temas específicos. Para as modalidades Artigo Acadêmico, Artigo Profissional e Artigo Técnico, o assunto era: “Desafios para o profissional de Administração na Gestão da Saúde no setor privado” ou ‘Desafios para o profissional de Administração na Gestão da Saúde no setor público’.

Já os mestres e doutores inscritos na modalidade ‘Pós-graduação stricto sensu’, dissertação e tese foi sobre tema próprio da Administração.