Orquestra Sinfônica e Coro de Câmara da Ufam iniciam apresentações do 'Concerto de Natal'

A primeira apresentação do concerto natalino ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14, no prédio da reitoria da Ufam. A próxima apresentação será neste sábado, 15 de dezembro, durante o Festival Amazonas de Corais, no Paço Municipal.

Comunidade Universitária prestigiou a apresentação do Concerto natalino Comunidade Universitária prestigiou a apresentação do Concerto natalino
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

De 14 a 20 de dezembro, a Orquestra Sinfônica e o Coro de Câmara da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam o 'Concerto de Natal' em diversos lugares da capital amazonense. A apresentação de estreia do Concerto Natalino aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14, na sede do prédio da reitoria da Ufam.

Elogio à Orquestra e à comunidade universitária

Durante a apresentação, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, elogiou o trabalho do maestro e professor da Faculdade de Artes (Faartes), Hermes Coelho Gomes, o qual assina a direção artística e a regência da orquestra sinfônica e agradeceu o empenho de toda a comunidade universitária ao longo de 2018. “Eu gostaria de parabenizar o trabalho do professor Hermes junto a essa magnífica orquestra, que honra a Ufam onde quer que se apresente. Considero que a música alivia a nossa alma e nos transporta para lugares imaginários, onde lembramos de tudo o que realizamos ao longo de nossa vida e, especialmente, tudo o que realizamos na Universidade Federal do Amazonas. 2018 foi um ano difícil para nós, mas nem por isso deixamos de avançar no Ensino, na Pesquisa e na Extensão e isso se deve ao trabalho de cada um de vocês. Foi o trabalho de vocês que nos levou a conquistar o prêmio de Universidade Pública mais lembrada em Manaus e eu compartilho essa conquista com cada um de vocês. Feliz Natal e Feliz 2019 a todos”, discursou.

Durante seu discurso, o reitor, professor Sylvio Puga,  elogiou o empenho de toda a comunidade universitária ao longo de 2018Durante seu discurso, o reitor, professor Sylvio Puga, elogiou o empenho de toda a comunidade universitária ao longo de 2018O maestro Hermes Coelho Gomes ressaltou o repertório do Concerto de Natal, que envolve desde a música clássica a temas populares e que  também será apresentado em várias partes da cidade até o dia 20 de dezembro. “Hoje nós estamos com o Coro de Câmara da Orquestra da Ufam. Na primeira parte do nosso repertório de Natal, apresentamos uma peça do período barroco, que é o 'Magnificat', de Pergolesi. O Magnificat é o cântico de Maria, o qual faz alusão ao momento em que ela recebe a notícia de que estava grávida, com Jesus em seu ventre. Em seguida, continuamos a apresentação com as tradicionais canções natalinas", detalhou o maestro.

Formação

O professor ressalta também a importância dessas apresentações públicas para a formação dos alunos de Música. “Nesse trabalho participam alunos, ex-alunos e membros da comunidade externa. Na apresentação de hoje e também na de domingo, meus alunos das disciplinas Regência I e Regência II atuarão frente ao coro, em contato direto com o público, colocando tudo o que aprenderam em prática, pois não estão mais em uma aula, mas em uma apresentação pública e isso é muito importante para a formação deles”, observou.

Natal musical

O maestro e professor da Faculdade de Artes (Faartes), Hermes Coelho Gomes, ressalta o quanto essas apresentações públicas contribuem para a formação dos alunos de MúsicaO maestro e professor da Faculdade de Artes (Faartes), Hermes Coelho Gomes, ressalta o quanto essas apresentações públicas contribuem para a formação dos alunos de MúsicaRuben Levi Leite Colares, 24, é um dos egressos da Licenciatura em Música da Faartes que compõe a Orquestra Sinfônica da Universidade. Ele ressalta a alegria de oportunizar um natal mais musical para os manauaras. “Participo do Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica da Ufam desde o início, em março deste ano. É um prazer levar arte para a vida das pessoas. Muitas vezes, elas não conhecem essas apresentações, mas quando elas entram em contato se encantam e têm um natal mais feliz para elas e para nós”, declarou.

Datas e horários das próximas apresentações natalinas:

15/12 às 18h, Festival Amazonas de Corais (Famcor), Paço Municipal;

16/12 às 16h, Casa do Idoso São Vicente de Paula;

20/12 às 19h, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Bairro Alvorada.